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A perspectiva dos jogadores com depressão para o design de jogos digitais terapêuticos

The perspective of players with depression for the design of therapeutic digital games

GLIOSCI, Rebeca ; SILVA, Tiago Barros Pontes e ;

Artigo:

A pesquisa objetiva identificar um repertório teórico-metodológico para se compreender a subjetividade de pessoas com depressão que usam os jogos digitais — de modo aplicado ou incidental — como ferramentas terapêuticas. Por meio de uma revisão sistemática sobre estudos com games em tratamentos do transtorno depressivo, identificaram-se oportunidades para o atual contexto do avanço da depressão em faixas etárias mais jovens e a ascensão da indústria de games para uma gigante do entretenimento, que são subaproveitadas por não se amplificar justamente a voz do próprio jogador. Como resultado, propõe-se uma investigação das percepções dos atores envolvidos no enfrentamento à depressão com jogos digitais construindo-se uma Teia Semiótica baseada na Teoria das Semioses de Nöth e ancorada na Teoria Ator-Rede de Latour. Assim, entende-se que é possível promover maior entendimento do tema na perspectiva do Design, bem como evidenciar as relações de significância entre o jogador depressivo e os mundos virtuais.

Artigo:

This research aims to identify a theoretical-methodological basis to comprehend the subjectivity of people with depression who use digital games as therapeutic tools in applied or incidental ways. Through a systematic review of scientific studies with games in treatments of the depressive disorder, underused opportunities were identified for the current context of the advance of depression in younger age groups and the rise of the games industry to an entertainment giant. As a result, we propose an investigation of the different perceptions of the actors involved in confronting depression with digital games by building a semiotic web, based on Nöth's Theory of Semiosis and anchored on Latour's Actor-Network Theory. Thus, we understand that it is possible to promote a greater awareness of the theme from the perspective of Design, as well as to highlight the relationships of significance between the depressive player and the virtual worlds.

Palavras-chave: Design de Jogos; Intervenção Terapêutica; Depressão.,

Palavras-chave: Depression; Game Design; Therapeutic Intervention.,

DOI: 10.5151/ped2022-2134330

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Como citar:

GLIOSCI, Rebeca; SILVA, Tiago Barros Pontes e; "A perspectiva dos jogadores com depressão para o design de jogos digitais terapêuticos", p. 1579-1593 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2134330

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