ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A PRAÇA, A ESCOLA E O PARQUE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS PROJETUAIS E SUAS RELAÇÕES COM A ACESSIBILIDADE EMOCIONAL DA EMEI CLEIDE ROSA AURICCHIO EM SÃO CAETANO DO SUL-SP

A PRAÇA, A ESCOLA E O PARQUE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS PROJETUAIS E SUAS RELAÇÕES COM A ACESSIBILIDADE EMOCIONAL DA EMEI CLEIDE ROSA AURICCHIO EM SÃO CAETANO DO SUL-SP

DE PAULA, Jéssica Maria Bomfim ; GUERRA, Larissa Dias ; CAVALCANTE, Morgana Maria Pitta Duarte ;

ARTIGO COMPLETO:

"O presente artigo apresenta uma análise das estratégias projetuais utilizadas em uma escola de educação infantil em São Caetano do Sul - SP. Utilizou-se o método de leituras visuais (desenhos técnicos e fotografias) para a caracterização dos aspectos relacionados à organização do espaço, materiais, conforto ambiental e aspectos cognitivos e sensoriais. Os resultados das leituras, confrontados com a literatura, reforçam a importância do estudo do edifício escolar ao considerar os princípios da acessibilidade emocional. Conclui-se que a Escola Parque proporciona às crianças um ambiente que favorece a construção do conhecimento e a vivência de experiências significativas."

ARTIGO COMPLETO:

"This article presents an analysis of the design strategies used in a preschool in São Caetano do Sul - SP. The method of visual readings (from technical drawings and photographs) was used to characterize aspects related to the space’s organization, materials, environmental comfort and cognitive and sensory aspects. The results of the readings, compared with the literature, reinforce the importance of studying the school building considering the principles of emotional accessibility. It was concluded that Escola Parque provides to children an environment that favors the construction of knowledge and the exposure to significant experiences."

Palavras-chave: arquitetura escolar; educação infantil; acessibilidade emocional,

Palavras-chave: school architecture; preschool; emotional acessibility,

DOI: 10.5151/eneac2024-831421

Referências bibliográficas
  • [1] "ALMERS E., ASKERLUND P., SAMUELSSON T; WAITE S. (2021) Children’s preferences for
  • [2] schoolyard features and understanding of ecosystem service innovations – a study in five Swedish
  • [3] preschools, Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, v.21, n.3, p. 230-246, 2020.
  • [4] DOI: 10.1080/14729679.2020.1773879. Acesso em: 22 nov. 2023.
  • [5] ArchDaily Brasil. Escola Parque – EMEI Cleide Rosa Auricchio / Carolina Penna Arquitetos. mai
  • [6] 2023. ISSN 0719-890 Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/977957/escola-parque-nil-
  • [7] emei-cleide-rosa-auricchio-carolina-penna-arquitetura-e-urbanismo. Acesso em: 11 dez. 2023.
  • [8] BERGAMO, J. C.; GIELFE, S. E. Escola Parque: Anísio Teixeira e o sonho de ensino. In: Anais do
  • [9] XVI CIC - Congresso de Iniciação Científica das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos).
  • [10] Ourinhos: FIO, nov. 2017. Disponível em:
  • [11] http://www.cic.fio.edu.br/anaisCIC/anais2017/pdf/03_20.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
  • [12] Carolina Penna Arquitetos. Escola Parque. Disponível em: https://www.carolinapenna.com/escola-
  • [13] parque. Acesso em: 09 dez. 2023.
  • [14] CHING, F. D. K. Arquitetura, forma, espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • [15] DUARTE, C. R. de S.; COHEN, R. Acessibilidade emocional. p. 6-10. In: São Paulo: Blucher, 2018.
  • [16] ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-duarte. Fundação Pró-Memória São Caetano do Sul. Linha do Tempo. Disponível em:
  • [17] http://www.fpm.org.br/Tempo/List. Acesso em: 09 dez. 2023.
  • [18] IBGE. História. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-caetano-do-sul/historico.
  • [19] Acesso em: 09 dez. 2023.
  • [20] HORN, M. G. S. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.
  • [21] NEMER DINIZ, L. Metodologia de projeto aplicada aos conceitos de Ching e Wong para auxiliar a
  • [22] criação arquitetônica. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 5, n. 2, 2017. Disponível
  • [23] em: https://www.rbeg.net/index.php/rbeg/article/view/54. Acesso em: 11 dez. 20
  • [24] NEVES, Juliana Duarte. Arquitetura Sensorial: a arte de projetar para todos os sentidos. Rio de
  • [25] Janeiro, RJ: Mauad X, 2017.
  • [26] NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura. 18 ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
  • [27] PALLASMAA, Juhani. Os Olhos da Pele: A arquitetura e os sentidos. 2 ed. Porto Alegre, RS:
  • [28] Bookman, 2011.
  • [29] São Caetano do Sul - Prefeitura Municipal. Escola parque concorre a prêmio internacional de
  • [30] arquitetura. Notícias, mar. 2023. Postado por Suzel Magalhães Tunes. Disponível em:
  • [31] https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/noticia/4148. Acesso em: 09 dez. 2023.
  • [32] SARMENTO, T. F. C. S.; GOMES, A. S. Design de ambiente escolar para aprendizagem
  • [33] significativa. Recife: Pipa Comunicação, 2019.
  • [34] SEOHAB - Secretaria Municipal de Obras e Habitação. Anexo III da Lei de Zoneamento
  • [35] Estratégico de São Caetano do Sul. 2018. Disponível em:
  • [36] https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/storage/upload/files/ZONEAMENTO/Mapa%20de%20Zoneam
  • [37] ento%202018-Model.pdf. Acesso em: 09 dez. 2023.
  • [38] SINGHA, Sumit. Escola Parque EMEI Cleide Rosa Auricchio in São Paulo, Brazil by Carolina Penna
  • [39] Arquitetos. AECCAFÉ, 2022. Disponível em: https://www10.aeccafe.com/blogs/arch-
  • [40] showcase/2022/04/03/escola-parque-emei-cleide-rosa-auricchio-in-sao-paulo-brazil-by-carolina-
  • [41] penna-arquitetos/. Acesso em: 09 dez. 2023.
  • [42] TAYLOR, A. F.; BUTTS-WILMSMEYER, C. Self-regulation gains in kindergarten related to frequency
  • [43] of green schoolyard use. Journal Of Environmental Psychology, [S.L.], v. 70, p. 101440, ago. 2020.
  • [44] Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jenvp.2020.101440. Disponível em:
  • [45] https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0272494419306036. Acesso em: 22 nov. 2023.
  • [46] UNWIN, S. A análise da arquitetura. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013."
Como citar:

DE PAULA, Jéssica Maria Bomfim; GUERRA, Larissa Dias; CAVALCANTE, Morgana Maria Pitta Duarte; "A PRAÇA, A ESCOLA E O PARQUE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS PROJETUAIS E SUAS RELAÇÕES COM A ACESSIBILIDADE EMOCIONAL DA EMEI CLEIDE ROSA AURICCHIO EM SÃO CAETANO DO SUL-SP", p. 1330-1341 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831421

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações