ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A QUALIDADE ERGONÔMICA NA APRENDIZAGEM: PRINCÍPIOS PROJETUAIS ADOTADOS NUMA PRÉ-ESCOLA PARA A COMUNIDADE DE GARÇA TORTA, MACEIÓ - AL

A QUALIDADE ERGONÔMICA NA APRENDIZAGEM: PRINCÍPIOS PROJETUAIS ADOTADOS NUMA PRÉ-ESCOLA PARA A COMUNIDADE DE GARÇA TORTA, MACEIÓ - AL

SILVA, Marthina de Albuquerque ; SARMENTO, Thaísa Francis César Sampaio ; CANUTO, Manuella Lira ;

ARTIGO COMPLETO:

O presente artigo traz a crítica sobre a qualidade percebida dos ambientes escolares infantis pautados na ergonomia do ambiente construído e a relação dos seus usuários com o espaço. A metodologia aponta para a contextualização e discussão das diretrizes projetuais de arquitetura escolar já consolidadas e difundidas ao longo do tempo no Brasil. Com base no referencial teórico de estudo, traz - se como exemplo aplicações projetuais que visam a qualidade do ambiente de ensino aplicados no Anteprojeto arquitetônico de uma pré-escola baseado na arte educação e desenvolvido para o bairro de Garça Torta, situado na cidade de Maceió, Alagoas.

ARTIGO COMPLETO:

This article criticizes the perceived quality of children's school environments based on the ergonomics of the built environment and the relationship between its users and the space. The development methodology involves the contextualization and discussion of school architecture design guidelines already consolidated and disseminated over time. Based on the theoretical study framework, we bring as an example design applications that aim to improve the quality of the teaching environment applied to the architectural preliminary design of a preschool based on art education and developed for the neighborhood of Garça Torta, located in the city of Maceió, Alagoas.

Palavras-chave: Ergonomia do Ambiente Construído; Arquitetura Escolar; Psicologia Ambiental,

Palavras-chave: "Ergonomics of the Built Environment; School Architecture; Environmental Psychology. ",

DOI: 10.5151/eneac2024-805287

Referências bibliográficas
  • [1] "ALVARES, L. S; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Programando a Arquitetura da Aprendizagem. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 72-84, abr./jun. 2015. ISSN 1980-6809. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634983. Acesso em: set. 202
  • [2] BARBOSA, A. M. Arte - educação no Brasil. 7 ed. São Paulo: Perspectiva, 2019. ISBN - 10 8527301725. 136 p.
  • [3] BRASIL. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece Diretrizes Básicas da Educação Nacional. Brasília, DF, ano 1996.
  • [4] CEPPI, G.; ZINI, M. Crianças, Espaços e Relações: como projetar ambientes para a educação infantil. 1 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
  • [5] HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Editora Garamond Ltda, 2000. ISBN 978–85-8452-051-0.
  • [6] MANFREDI, S. M. Metodologia do ensino: diferentes concepções. Campinas: FE, 1993.
  • [7] NAIR, P.; FIELDING, R.; LACKNEY, J. The Language of School Design: design patterns for 21st century schools. Revised Edition Printed. USA: design share, 2013. ISBN 0-9762670-0-4.
  • [8] PAULA, L. I. C. de; et al. Percepção da associação entre estimulação ambiental e desenvolvimento normal por mães de crianças nos três primeiros anos de vida. Revista Paulista de Pediatria, v. 31, p. 211-217, 2013.
  • [9] SARMENTO, T. F. C. S.; GOMES, A. S. Design de ambiente escolar para aprendizagem criativa. 1. ed. Recife: Pipa Comunicação, 201 v. 200. 332p.
  • [10] SCHAEFFER, E. L. Enriquecimento ambiental como estratégia para promover a neurogênese na doença de Alzheimer: possível participação da fosfolipase A2. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 37, p. 73-80, 20
  • [11] SILVA, M. de A. A Arte em Forma de Conhecimento: anteprojeto de uma pré-escola modelo em Garça Torta, Maceió-AL. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. "
Como citar:

SILVA, Marthina de Albuquerque; SARMENTO, Thaísa Francis César Sampaio; CANUTO, Manuella Lira; "A QUALIDADE ERGONÔMICA NA APRENDIZAGEM: PRINCÍPIOS PROJETUAIS ADOTADOS NUMA PRÉ-ESCOLA PARA A COMUNIDADE DE GARÇA TORTA, MACEIÓ - AL", p. 1250-1260 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-805287

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações