Setembro 2015 vol. 2 num. 2 - 7º Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo Completo - Open Access.
A Raposa: influências de Herb Lubalin no trabalho de Miran
A Raposa: influences of Herb Lubalin in Miran’s work
Caldi, Leonardo ; Lima, Edna Lucia Cunha ;
Artigo Completo:
Em nosso artigo, trazemos as relações que notamos entre elementos presentes no trabalho de Herb Lubalin no tablóide Upper and Lower Case (UAndamp;lc) e outros que se encontram no trabalho de Oswaldo Miranda (Miran), no suplemento A Raposa. Muito além da produção em preto e branco, Miran, que admite a grande influência de Lubalin, parece homenageá-lo em diversas capas e páginas interiores, revisitando e relendo seu trabalho editorial. As disposições dos elementos gráficos no papel, as escolhas das fontes tipográficas (e seus comportamentos em entrelinhas, kerning e espaços entre as palavras), a exploração do alto contraste e as conversas entre colunas e figuras nos ajudam a estabelecer esta comparação.
Artigo Completo:
In our article, we bring the relation we noticed between elements present in the work of Herb Lubalin in the tabloid Upper and Lower Case (UAndamp;lc) and those we find in the work of Oswaldo Miranda (Miran) in A Raposa. Beyond the production in black and white, Miran, who admits the great influence of Lubalin, seems to honor him in many covers and pages, frequently revisiting his editorial work. The arrangement of graphic elements on paper, the choices of typefaces (and their behaviors concerning leading, kerning, and spaces between words), the high contrast exploration and conversations between columns and figures help us establish this comparison.
Palavras-chave: Miran, Herb Lubalin, Memória Gráfica, A Raposa,
Palavras-chave: Miran, Herb Lubalin, Graphic Memory, A Raposa,
DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_135
Referências bibliográficas
- [1] FARIAS, P. L. 2014. On graphic memory as a strategy for design history. In: BARBOSA, Helena Andamp; Calvera, Anna (Eds.) Tradition, transition, trajectories: major or minor influences? [= Proceedings of the 9th International Committee for Design History and Design Studies], pp. 201-206. Aveiro: UA Editora.
- [2] FLORENDO, N. 2005. Book review of UAndamp;lc: Influencing design and typography. In Typographica: Type Reviews, Books, Commentaries. Andlt;http://typographica.org/typography-books/book-review-ulcAndgt;, 15/01/2015
- [3] MELO, C. H. ; RAMOS, E.. 2012. Linha do tempo do design gráfico no Brasil. São Paulo: Cosac Naify
- [4] STRAUB, E. 2009. Havia um Miran no meio do caminho. In Revista ABC Design online, Andlt;http://www.abcdesign.com.br/por-assunto/historia/havia-um-miran-no-meio-do-caminhoAndgt;, 16/01/2015
- [5] TWYMAN, M. 2008. The Long Term Significance of Printed Ephemera. In RBM: A Journal of Rare Books, Manuscripts, and Cultural Heritage, vol. 9, nº. 1, pp.19-57. NY: The Grolier Club.
- [6] UNIT EDITIONS Website. 2012. Pre-order Herb Lubalin. Andlt;http://www.uniteditions.com/blog/pre-order-herb-lubalinAndgt;, 18/01/2015
- [7] VASCONCELOS, A. L. 2009. O Fino traço de Miran (Entrevista com Oswaldo Miranda). Andlt;http://cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=3933Andgt;, 20/11/2014
Como citar:
Caldi, Leonardo; Lima, Edna Lucia Cunha; "A Raposa: influências de Herb Lubalin no trabalho de Miran", p. 968-978 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-6968,
ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_135
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações