Artigo - Open Access.

Idioma principal

A RAZÃO GEOMÉTRICA NA OBRA DE ALMIR MAVIGNIER: DAS ARTES VISUAIS AO CARTAZ

Santos, Marko Alexandre Lisboa dos ; Pinheiro, Olimpio José ;

Artigo:

Este artigo, parte de uma pesquisa maior a nível de doutorado, tem como tema de investigação as Artes Visuais e o Design Gráfico de cartazes de Almir Mavignier. Particularmente, relata as análises realizadas sobre uma obra de arte e a posterior verificação das mesmas proposituras observadas em um cartaz realizado pelo artista. Ademais, tais análises pretendem demonstrar a possibilidade de articulação e proximidade entre conceitos advindos da arte construtiva e sua projeção no Design Gráfico.

Artigo:

This article, part of a larger study at the doctoral level, research has as its theme the Visual Arts and Graphic Design of posters Almir Mavignier. Particularly, reports the analyzes performed on the artwork and subsequent verification of those propositions observed on a poster by the artist. Moreover, such analyzes seek to demonstrate the possibility of joint and proximity between concepts under constructive art and its projection in Graphic Design.

Palavras-chave: design gráfico, cartazes, concretismo/neoconcretismo, Almir Mavignier, graphic design, posters, concretismo/neoconcretismo, Almir Mavignier.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00860

Referências bibliográficas
  • [1] AMARAL, Aracy (org.). Arte Construtiva no Brasil. São Paulo: Companhia Melhoramentos; São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1998.
  • [2] BONET, J. M. 60 anos de arte construtiva no Brasil. 1ª ed. São Paulo: Dan Galeria, 2010.
  • [3] BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 1999.
  • [4] CAUDURO, Flávio Vinícius. Design gráfico Andamp; pós-modernidade. Revista FAMECOS. Porto Alegre, nº 13, p. 127 – 139. Dez, 2000.
  • [5] EGUCHI, H. C.; PINHEIRO, Olympio. Design versus artesanato: identidades e contrastes. In: Anais do 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa Andamp; Desenvolvimento em Design. São Paulo: AEND, Brasil, 2008. p. 1673-1679.
  • [6] FARIAS, Agnaldo. Design é arte?. Boletim ADG - Associação dos Designers Gráficos, nº 18, dez. 1999, p. 25-32.
  • [7] GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea: do cubismo à arte neoconcreta. 3ª ed. Rio de Janeiro: Renavan, 1999.
  • [8] MAVIGNIER, Almir. Mavignier 75. São Paulo: MAM, 2000. (Tradução Andréa Fairman; Apresentação Milú Villela; Introdução Aracy Amaral).
  • [9] MAVIGNIER, Almir. Re: contato mavignier [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por Marko Santos ([email protected]), em 26 abril 2013.
  • [10] MENDONÇA, A. N. F. de. Design e Expressão Gráfica na Arte de Rafael Sanzio. In: XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. X International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2013. Anais do Graphica 2013. Expressão Gráfica: Tecnologia e Arte para Inovação. Departamento de Expressão Gráfica - UFSC. Florianópolis: Editora CCE - UFSC, 2013.
  • [11] NEVES, A. F. Em busca de uma vivência geométrica mais significativa. Tese (doutorado) – Unesp. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília, 1998. 225 p.
  • [12] PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia. Lisboa: Editorial Estampa. 1986. PEDROSA, Mário. Arte, Forma e Personalidade; 3 estudos. São Paulo: Kairós, 1979.
  • [13] PINHEIRO, Olympio. Imagem, Miragem, Imagem de Síntese. Revista da UFP, Porto, Portugal, v. 1, n.2, p. 161-180, 1998.
  • [14] SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2008
  • [15] SILVA, C. M. N. O traço geométrico no ensino e execução da arte: um olhar sobre Leonardo da Vinci. In: XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. X International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2013. Anais do Graphica 2013. Expressão Gráfica: Tecnologia e Arte para Inovação. Departamento de Expressão Gráfica - UFSC. Florianópolis: Editora CCE - UFSC, 2013.
  • [16] TELES, G. M. Vanguarda europeia e Modernismo brasileiro: Apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. 16ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
  • [17] TRANJAN, C. G.; MARTINS, M. C. A. Lygia Pape e a união entre a arte e o design: a marca Piraquê. In: XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. X International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2013. Anais do Graphica 2013. Expressão Gráfica: Tecnologia e Arte para Inovação. Departamento de Expressão Gráfica - UFSC. Florianópolis: Editora CCE - UFSC, 2013.
  • [18] WANDERLEY,R. G.; Nascimento, R. A. do; NEVES, A. F. A geometria e o estudo da forma envolvidos nos desenhos bases da renda renascença. In: XXI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. X International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2013. Anais do Graphica 2013. Expressão Gráfica: Tecnologia e Arte para Inovação. Departamento de Expressão Gráfica - UFSC. Florianópolis: Editora CCE - UFSC, 2013.
  • [19] WEYL, H. Simetria. São Paulo: Edusp, 1997.
Como citar:

Santos, Marko Alexandre Lisboa dos; Pinheiro, Olimpio José; "A RAZÃO GEOMÉTRICA NA OBRA DE ALMIR MAVIGNIER: DAS ARTES VISUAIS AO CARTAZ", p. 309-319 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00860

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações