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A REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA COMO TECNOLOGIA DE SUPORTE À COMPREENSÃO DE MODELOS COMPUTACIONAIS

IMMERSIVE VIRTUAL REALITY AS A SUPPORT TECHNOLOGY TO THE UNDERSTANDING OF COMPUTATIONAL MODELS

Paes, Daniel Carneiro ; Arantes, Eduardo Marques ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta os resultados finais da pesquisa de mestrado que buscou verificar a capacidade de um sistema de Realidade Virtual Imersiva Exploratória em contribuir para uma melhor compreensão dos usuários sobre o modelo virtual. O método adotado define-se como qualitativo e exploratório e procurou comparar o nível de percepção entre duas situações: utilizando-se uma estação de trabalho convencional e o Ambiente de Imersão da Escola de Arquitetura e Design da UFMG (AIVITS). A coleta de dados baseou-se na submissão de Questionários de Verificação de Percepção. A partir da comparação entre as respostas coletadas foram identificadas as diferenças de percepção entre os modelos virtuais e suas relações com os diferentes perfis de participantes. O estudo concluiu que o Ambiente de Imersão favorece uma melhor percepção do espaço virtual em comparação com a percepção obtida utilizando-se o sistema não imersivo. Os usuários mais beneficiados pelo uso dessa tecnologia foram os homens, com idade igual ou superior a 26 anos, com 3° grau ou pós-graduação, arquitetos ou engenheiros, sem daltonismo. Esses achados indicam que o Ambiente de Imersão é capaz de otimizar o processo de projeto, em especial, a atividade de análise crítica, conduzindo arquitetos e engenheiros à concepção de melhores soluções.

Artigo Completo:

This paper presents the final results of a master''s research, which sought to verify the capacity of an Immersive Virtual Reality system in providing users with a better understanding of the virtual model. The adopted method is defined as qualitative and exploratory. It compares the level of perception between two situations: using a conventional workstation and the Immersive Environment of the School of Architecture of UFMG (AIVITS). Data collection was based on the submission of Perception Verification Questionnaires. From the comparison between the responses it was possible to identify differences of perception between the virtual models, as well as their relations to the different participants’ profiles. The study concluded that the Immersive Environment promotes a better understanding of the virtual space compared to the perception obtained using the non-immersive system. The most benefited users from the use of this technology are the men aged over 26 years, with completed undergraduate or graduate degrees, architects or engineers, without color blindness. These findings indicate that the Immersive Environment can improve the design process, especially the activity of critical analysis, leading architects and engineers to the conception of better solutions.

Palavras-chave: Realidade virtual. Ambientes de imersão. Processo de concepção. Percepção., Virtual reality. Immersive environments. Design process. Perception.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-tic2015-001

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Como citar:

Paes, Daniel Carneiro; Arantes, Eduardo Marques; "A REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA COMO TECNOLOGIA DE SUPORTE À COMPREENSÃO DE MODELOS COMPUTACIONAIS", p. 1-12 . In: Anais do VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - TIC2015 [=ANTAC e Blucher Engineering Proceedings]. Porto Alegre: ANTAC; São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-tic2015-001

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