Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A REALIZAÇÃO DE WORKSHOPS EM DESIGN & EMOTION E O ENTENDIMENTO DO BRIEFING POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Rosa, Valentina Marques da ; Mandelli, Roberta ; Lorenz, Bruno ;

Artigo Completo:

Este trabalho busca refletir sobre o tema workshops de design e explorar as principais características desse espaço de projeto. Foi analisado um workshop realizado em um curso de design de uma universidade privada. Como usualmente, o encontro inicia com um briefing. Observou-se que havia uma discrepância entre o proposto e o compreendido pelos estudantes. Com vistas a evoluir na compreensão sobre o assunto, foram realizadas entrevistas com alguns participantes do workshop. Estas entrevistas foram comparadas com a proposta apresentada anteriormente. Pode-se concluir, a partir das respostas, que tanto a má compreensão dos problemas abordados no briefing quanto a falta de experiência dos participantes pode ter ocasionado esse desalinhamento observado anteriormente.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Workshop;Briefing;Compreensão; Design; Participantes.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0249

Referências bibliográficas
  • [1] BERTOMEU, J. V. C. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Futura, 2002.
  • [2] CAUDURO, F. V. Reflexões sobre o processo de design. In: MAGALHÃES, E. (org.). Pensando Design. Porto Alegre: UniRitter, 2004.
  • [3] DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância:
  • [4] teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2005.
  • [5] DORST, K. The problem of Design Problems. In: Design Thinking Research Symposium. Sydney: Sydney University of Technology, 2003.
  • [6] DORST, K. Design Problems and Design Paradoxes. In: Design Issues. Cambridge: MIT Press Journals, v. 22, n. 3, p. 4-17. 200
  • [7] FRIEDMAN, K. Theory construction in design research criteria: approaches, and methods. In: Design Studies, v. 24, p. 507-522, 2003.
  • [8] MARTIN, B.; HANINGTON, B.; Universal Methods of Design:100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions.Beverly, MA: Rockport Publishers, 2012.
  • [9] MOR, Y.; WARBURTON, S.; Winters, N. Participatory pattern workshops: a methodology for open learning design inquiry. In: Research in Learning Technology, v. 20, 2012.
  • [10] PHILLIPS, P. Briefing: A gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2008.
  • [11] RITTEL, H.; WEBBER, M. Dilemmas in a General Theory of Planning. In: Policy Sciences Elsevier Scientific Publishing Company, Amsterdam, v. 1, p. 155-169, 1973.
  • [12] SAMPAIO, R. Propaganda de A a Z:Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • [13] SCALETSKY, C. C. Pesquisa aplicada/pesquisa acadêmica:o caso Sander. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 8., 2008, São Paulo. Anais. São Paulo: Centro Universitário SENAC, 2008. p. 1132-1145.
  • [14] SCALETSKY, C. C. O workshop de design. In: VISONÁ, P.; PALMITESSA G. (Org.) Projeto Melissa Academy + Escola de Design Unisinos. Porto Alegre: s.e., s.d., p.26-27.
  • [15] STEINERT Y, OUELLET M.N. Designing Successful Workshops. Montréal: McGill University, 2012.
  • [16] TONETTO, L.; TAMMINEN, P. Understanding the role of intuition in decision-making when designing for experiences: contributions from cognitive psychology. In: Theoretical Issues in Ergonomics Science, v. 16, n. 6, p. 631-642, 2015.
Como citar:

Rosa, Valentina Marques da; Mandelli, Roberta; Lorenz, Bruno; "A REALIZAÇÃO DE WORKSHOPS EM DESIGN & EMOTION E O ENTENDIMENTO DO BRIEFING POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO", p. 2907-2914 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0249

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações