Setembro 2015 vol. 2 num. 2 - 7º Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo Completo - Open Access.
A relação dos usuários especialistas e não-especialistas com as fontes de texto: distinção e atribuição de conceitos subjetivos
The relationship of experts and non-experts users with text typefaces: distinction and assignment of subjective concepts
Falcão, Luiza ; Coutinho, Solange ;
Artigo Completo:
A proposta básica dessa pesquisa é a exploração das possibilidades semânticas das fontes de texto e o entendimento de como esse potencial significativo é encarado pelos dois principais grupos de usuários das fontes: os especialistas e os não-especialistas. Para tanto, foram aplicados questionários com 40 usuários especialistas e 40 usuários não-especialistas, entre designers gráficos e pessoas de diferentes profissões, utilizando para teste 12 fontes de texto. A aplicação dos questionários visa investigar, em seu primeiro momento, se os usuários conseguem perceber diferenças entre as fontes próprias para a composição de textos longos, e posteriormente, se conseguem atribuir características subjetivas às mesmas. O artigo apresenta o processo de construção desse estudo e suas principais conclusões.
Artigo Completo:
The basic purpose of this research is to explore the semantic possibilities of text typefaces and understanding how this significant potential is seen by the two main groups of users of fonts: experts and non-experts. To this end, questionnaires were conducted with 40 expert users and 40 non-expert users, graphic designers and people from different professions, using for the test 12 text fonts. Questionnaires investigate, at first, if users can perceive differences between the text fonts, and later, if they can assign subjective characteristics to them. The article presents the construction process of this study and its main conclusions.
Palavras-chave: tipografia, semântica, usuários,
Palavras-chave: typeface, semantics, users,
DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_29
Referências bibliográficas
- [1] BRUMBERGER, E. 2003. The Rhetoric of Typography – The awareness and Impact of Typeface Appropriatness. Technical Communication; May 2003; 50, 2; Humanities Module.
- [2] DYSON, M. Andamp; STOTT, C. 201 Characterizing typographic expertise: Do we process typefaces Like Faces? Visual Cognition Volume 20, Issue 9, 201
- [3] FALCÃO, L. Andamp; ARAGÃO, I. 2012. Um estudo entre forma e conteúdo em livros de literatura: uma proposta de análise. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Luís (MA)
- [4] FALCÃO, L. Andamp; ARAGÃO, I. 2013. Um estudo entre forma e conteúdo em livros de literatura da Cosac Naify. In: Anais do 6º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação (CONGIC), Recife (PE)
- [5] Li, Y Andamp; SUEN, C. 2010. Typeface Personality Traits and Their Design Characteristics. DAS ’10 Proceedings of the 9th IAPR International Workshop on Document Analysis Systems.
- [6] MACKIEWICZ, J Andamp; MOELLER, R. 2004. Why people consider typefaces to have different personalities. Professional Communication Conference, 2004. IPCC 2004. Proceedings. International
- [7] STOCKL, H. 2005. Typography: body and dress of a text – a signing mode between language and image. Visual Communication, v. 4, n.2.
- [8] VAN LEEUWEN, T. 2006. Towards a semiotics of typography. Information Design Journal Andamp; Document Design, 14(2), 139–155.
- [9] VAN LEEUWEN, T. 2005. Typographic meaning. Visual Communication, 4(2), 137-143.
Como citar:
Falcão, Luiza; Coutinho, Solange; "A relação dos usuários especialistas e não-especialistas com as fontes de texto: distinção e atribuição de conceitos subjetivos", p. 22-34 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-6968,
ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_29
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações