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A relação entre consumo de moda online e a maturidade transetária feminina

The relation between online fashion consumption and female age – transverse maturity

Rocha, Maria Alice Vasconcelos ; Marcolino, Morgana Leopoldino ;

CIDI:

A sociedade de consumo evolui dentro de uma série de narrativas que permeiam o comportamento humano, principalmente ditando certos códigos, hierarquias e signos sociais que, diante do fator envelhecimento, buscam impor modelos de conduta principalmente no contexto de gênero, no caso feminino. Tem-se uma materialização coletiva dessa fase, que por sua vez desassocia os indivíduos como participantes das evoluções digital e social, invalidando sua presença. Com isso, esta pesquisa buscou analisar as narrativas em torno da transetariedade gerada pela maturidade, tecnologia e moda no contexto do consumo de moda fast fashion, relacionado ao design da informação e à sociedade 5.0, cruciais na abordagem do tema em sua totalidade. Para este fim, foi conduzida uma pesquisa de caráter qualitativo, com método de abordagem hipotético dedutivo, através de questionário semiestruturado aplicado com 42 mulheres maduras. Assim, esta pesquisa interpretou as narrativas de consumo entre fast fashion online e maturidade feminina, mediante a transição de comportamento na sociedade contemporânea. O estudo analisou tanto as dinâmicas e inquietudes no processo digital de compra dos artefatos de moda correlacionando-o com a autoimagem, quanto as relações psicológicas emergentes com as barreiras do etarismo entre a tríade de moda, tecnologia e etarismo.

CIDI:

The consumer society evolves within a series of narratives that permeate human behavior, mainly dictating certain codes, hierarchies and social signs, which in the face of the aging factor seek to impose models of conduct mainly in the context of gender, in the female case. There is a collective materialization of this phase, which in turn disassociates individuals as participants in digital, and social evolutions invalidating their presence. Thus, this research sought to analyze the narratives around the transient generated by maturity, technology and fashion in the context of fast fashion consumption, related to information design, and society 5.0, crucial in addressing the theme in its entirety. To this end, qualitative research was conducted, with a deductive hypothetical approach method, through a semi-structured questionnaire applied to 42 mature women. This research interpreted the narratives of consumption between fast fashion online and female maturity, through the transition of behavior in contemporary society. The study analyzed the dynamics and concerns in the digital process of buying fashion artifacts correlating it with self-image and emerging psychological relationships with the barriers of etarism between the triad of fashion, technology and ageim.

Palavras-chave: Consumo, etarismo feminino, moda, sociedade 5.0,

Palavras-chave: Consumption, female ageism, fashion, society 5, 0,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-90_650677

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Como citar:

Rocha, Maria Alice Vasconcelos; Marcolino, Morgana Leopoldino; "A relação entre consumo de moda online e a maturidade transetária feminina", p. 1363-1376 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-90_650677

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