Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A relevância da inovação e o design paraempresas: reflexão sobre a perspectiva de pesquisacientífica na pós-graduação

The relevance of innovation and design for companies: reflection on scientificresearch perspective in post graduation

Garcia, Lucas Jorge ; Junior, Galdenoro Botura ;

Artigo completo:

Com a crescente produtividade brasileira no meio científico, as empresas investem em parcerias paraproduzir pesquisas que possam contribuir para o bem social e tecnológico, com estudos cada vez maisinterdisciplinares, como ocorre na área do Design. Com o objetivo de refletir sobre o Design eInovação no âmbito mercadológico, o artigo apresenta argumentos teóricos levantados de pesquisasna teoria do design, por meio de um estudo de caso de teses desenvolvidas em programa de pósgraduação. Pode-se considerar que as oportunidades para o mercado são prósperas quando se tratade design e inovação, principalmente nas empresas, das quais trabalham diretamente com usuáriosde modo a encontrar algum diferencial metodológico para promover interação e relacionamento.

Artigo completo:

With the growing Brazilian productivity in the scientific world, companies invest inpartnerships to produce research that can contribute to the social and technological good, withincreasingly interdisciplinary studies, as in the area of Design. In order to reflect on Design andInnovation in the marketing sphere, the article presents theoretical arguments raised from research inthe theory of design, through a case study of theses developed in a graduate program. It can beconsidered that the opportunities for the market are prosperous when it comes to design andinnovation, especially in companies, of which they work directly with users in order to find somemethodological differential to promote interaction and relationship.

Palavras-chave: Design; Inovação; Competitividade de mercado; Projeto em Design.,

Palavras-chave: Design; Innovation; Market competitiveness; Design project’s.,

DOI: 10.5151/cid2020-13

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, R.; et al. Comércio eletrônico e mercado virtual: oportunidade para as micro, pequenas e médias empresas. Campinas: UNICAMP, 2009. Disponível em: http://www.unicampsciencia.com.br/pdf/50bff05ca7e30.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
  • [2] AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. C. (org.). Inovação e empreendedorismo na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
  • [3] BARCELLOS, E. E. I.; BOTURA JUNIOR, G.; RAMIREZ, C. M. S. A economia criativa no ambiente dos parques e incubadoras. International Journal of Innovation, v. 4, n. 2. IJI: São Paulo, 2016.
  • [4] BCG. As empresas mais inovadoras de 2018. c2018. Disponível em: https://www.bcg.com/Images/BCG-Most-Innovative-Companies-Jan-2018_tcm9-17935pdf. Acesso em: 04 jun. 2020.
  • [5] CARVALHO, I. M. Inovação Organizacional: impresso no mercado virtual através do e-commerce. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração de Empresas) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/7369/1/ISABELLE%20MOREIRA%20CARVALHO.pdf . Acesso em: 15 jun. 2020.
  • [6] CAPES. Documento disponibilizado a CAPES apresenta desempenho e tendências na pesquisa brasileira. c2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/pt/sala-deimprensa/noticias/8726-documentodisponibilizado-a-capes-apresenta-desempenho-e-tendencias-napesquisabrasileira. Acesso em: 10 jun. 2020.
  • [7] CORRÊA, P. E.; TEIXEIRA, F. G.; MALDONADO, P. J. Design-by-Analogy: proposta para um modelo de ferramenta computacional de auxílio ao processo de design. Design & Tecnologia, v. 14. UFRGS: Rio Grande do Sul, 201
  • [8] CRILLY, Nathan. The roles that artefacts play: technical, social and aesthetic functions. Design Studies. v. 31, Is. 4, July 2010, pp. 311-344.
  • [9] DRAFT. O que o Brasil pode fazer para fortalecer a economia criativa?. 2014. Disponível em: https://projetodraft.com/john-howkins-entrevista-economia-criativa/. Acesso em: 06 jun. 2020.
  • [10] EBIT. Webshoppers: 38ª edição. 2018. Disponível em: https://www.fecomercio.com.br/public/upload/editor/ws38_vfinal.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.
  • [11] GLOBAL INNOVATION INDEX. Indicator Rankings & Analysis. 2019. Disponível em: https://www.globalinnovationindex.org/analysis-indicator. Acesso em 07 jun. 2020.
  • [12] LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
  • [13] MANUAL DE OSLO. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. Tradução: Flávia Gouveia. OECD: ARTI/FINEP, 2005.
  • [14] MERCALDI, M.; et al. Uma visão conceitual da inovação no design brasileiro. In: Fourth International Conference on Integration of Design, Engineering and Manegement for Inovation. 2015. Florianópolis: IDEMI, 2015.
  • [15] PIZARRO, Carolina Vaitiekunas. Projeta: Proposta de um recurso em formato de jogo voltado ao gerenciamento de conflitos em ambiente de projeto. 2019. Tese (Doutorado em Design) –Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Bauru, 2019.
  • [16] ROSSI, Andressa Karen; BOTURA JUNIOR, Galdenoro; HARGER, Patrícia Helena Campestrini.Inovação fechada X inovação aberta: uma análise sob o ponto de vista do design. In.: Colóquio de Moda. UNESP: Bauru, 2017.
  • [17] SEBRAE. Como o Sebrae atua no segmento de Economia Criativa. c2019. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/economia_criativa/como-o-sebrae-atua-nosegmento-de-economia-criativa,47e0523726a3c510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 04 jun. 2020.
  • [18] SILVA, D. C.; BOTURA JUNIOR, G.; PASCHOARELLI, L. C. Inovação e pesquisa em design nas universidades brasileiras. Design & Tecnologia, v. 6. UFRGS: Rio Grande do Sul, 2013.
  • [19] SILVA, João Carlos Riccó Plácido da. Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológica. 2017. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Bauru, 2017.
  • [20] SIMANTOB, M. A. Caracterização de processos sistemáticos e assistemáticos de inovação em organizações brasileiras. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) –Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006. Disponível em: https://inovforum.fgv.br/wpcontent/uploads/Moys%C3%A9s-mestrado.pdf. Acesso em: 15 jun. 20
  • [21] UNESP. Programa de Pós-Graduação em Design. [Bauru, SP]: FAAC. c2017. Disponível em: https://www.faac.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-edoutorado/design/historico/. Acesso em: 10 jun. 2020.
Como citar:

Garcia, Lucas Jorge; Junior, Galdenoro Botura; "A relevância da inovação e o design paraempresas: reflexão sobre a perspectiva de pesquisacientífica na pós-graduação", p. 153-164 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-13

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações