Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM CULTURAL SONORA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO PELA PESSOA SURDA: PROSPECÇÕES

THE CULTURAL SOUNDSCAPE OF THE ENVIRONMENT BUILT AND ITS REPRESENTATION BY DEAFS: PROSPECTIONS

Oliveira, Juliana Simili de ; Rêgo, Andréa Queiroz ;

Poster:

Este trabalho visa expor prospecções do que seria a paisagem sonora interpretada pela pessoa surda. Ainda que venha a sugerir certa incoerência, o assunto é abordado a partir da perspectiva socioantropológica da surdez e do entendimento de que os sons do ambiente construído podem ser interpretados e representados além de sua forma física e acústica, isto é, também culturalmente.

Poster:

This work seeks prospections of what would be the sound landscape interpreted by the deaf person. Although it may suggest some incoherence, the subject is approached from the socioanthropological perspective of deafness and the understanding that the sounds of the built environment can be interpreted and represented beyond their physical and acoustic form, that is, also culturally.

Palavras-chave: Paisagem sonora, cultura, surdos,

Palavras-chave: Soundscape, culture, deaf,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0150

Referências bibliográficas
  • [1] BEHARES, L. E. Novas correntes na educação do surdo: dos enfoques clínicos aos culturais. Cadernos de Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria, p. 1-23, 2000.
  • [2] GEERTZ, C. A interpretação das culturas. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
  • [3] GESSER, A. Libras? Que lingua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
  • [4] HALL, S. The work of representation. In: HALL, S. (org.) Representation: Cultural representations and signifying practices. Londres: Sage Publications, 1997. p. 15-69.
  • [5] _____. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
  • [6] _____. A identidade cultural na pósmodernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 200
  • [7] LABORIT, E. O grito da gaivota. 2ª. ed. Lisboa: Editorial Caminho, SA, 2000.
  • [8] OLIVEIRA, L. A. Fundamentos Históricos, Biológicos e Legais da Surdez. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2011.
  • [9] PERLIN, G. Histórias de vida surda: Identidades em questão. 51 f. Dissertação (Mestrado).Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 1998.
  • [10] _____. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 51-73.
  • [11] QUADROS, R. M. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília: MEC / SEESP, 2004.
  • [12] RÊGO, A. Q. Paisagens sonoras e identidades urbanas: os sons nas crônicas cariocas e as transformações do bairro de Copacabana (1905-1968). 298 f. Tese (Doutorado em Urbanismo) - PROURB - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro - RJ. 2006.
  • [13] REILY, L. H. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para pré-escolares surdos. In: SILVA, I. R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z. M. (org.) Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. São Paulo: Plexus, 2003.
  • [14] SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2002.
  • [15] SCHAFER, R. M. A afinação do mundo. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.
  • [16] SILVA, A. B. P. Surdez, inteligência e afetividade. In: SILVA, I. R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z. M. (orgs.) Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. São Paulo: Plexus, 2003. p. 89-97.
  • [17] SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
  • [18] SKLIAR, C. Bilingüismo e biculturalismo. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 8, p. 44-57, maio-jun.-jul.-ago. 1998.
  • [19] THIBAUD, J.-P. Une approche des ambiances urbaines: le parcours commenté. In: JOLÉ, M. Espaces publics et cultures urbaines. Paris: Certu, 2002. p. 257-270.
  • [20] TRUAX, B. Acoustic Communication. Westport: Greenwood, 2001.
  • [21] WISNIK, J. M. O som e o sentido: Uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Como citar:

Oliveira, Juliana Simili de; Rêgo, Andréa Queiroz; "A REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM CULTURAL SONORA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO PELA PESSOA SURDA: PROSPECÇÕES", p. 1511-1517 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0150

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações