Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHADOR EM TEXTOS DRAMÁTICOS LONDRINENSES

JÚNIOR, Abílio Aparecido Francisco ; ARAÚJO, Diana Kátia Alves de ; PASCOLATI, Sonia ;

Artigo:

A análise do texto literário apoia-se em, pelo menos, duas dimensões: textual e contextual. Esta última contempla intersecções entre a produção do objeto artístico e a sociedade em que ele é produzido. Esses são os pressupostos que guiam nossa análise dos textos dramáticos Tempos de greve (1978), de Domingos Pellegrini, e A constituinte e o trabalhador (1985), de Nitis Jacon, ambos escritores londrinenses em cujas obras ecoam aspectos sociais e políticos de seu tempo, mais precisamente, dos anos finais da ditadura militar e processo de redemocratização nacional. No âmbito temático, os textos tratam do mundo do trabalho, tema que responde a questões imediatas da sociedade brasileira das décadas de 1970 e 1980, mas também é herança do teatro político praticado no Brasil por Gianfrancesco Guarnieri, Dias Gomes, Plínio Marcos e Augusto Boal, dentre outros. Por sua vez, esse teatro político brasileiro mantém diálogo formal com as propostas estéticas do teatro épico brechtiano, cujos recursos de fragmentação da ação e efeito de distanciamento, por exemplo, estão presentes nas peças analisadas. São esses os aspectos abordados neste trabalho1 que faz parte das pesquisas do projeto “Contribuições para a historiografia da dramaturgia e do teatro londrinenses”.

Artigo:

Palavras-chave: dramaturgia londrinense; teatro político; mundo do trabalho,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt9_39

Referências bibliográficas
  • [1] ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2000.
  • [2] BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2016.
  • [3] FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1999.
  • [4] HOBSBAWM, Eric J. Os trabalhadores: estudo sobre a história do operariado. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
  • [5] JACON, Nitis. A Constituinte e o trabalhador. 198 Texto inédito, datilografado.
  • [6] LANER, Aline dos Santos. Psicologia e trabalho na história: da apropriação do tempo à busca da felicidade. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.
  • [7] PELLEGRINI, Domingos. Tempos de greve. 1978. Texto inédito, datilografado.
Como citar:

JÚNIOR, Abílio Aparecido Francisco; ARAÚJO, Diana Kátia Alves de; PASCOLATI, Sonia; "A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHADOR EM TEXTOS DRAMÁTICOS LONDRINENSES", p. 852-862 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt9_39

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações