Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A RETÓRICA TIPOGRÁFICA NOS TEMPOS DA WEB

Barbosa, Kherlianne de Sá ; Novais, Carlos Eduardo Brito ; Pereira, Georgia da Cruz ;

Artigo Completo:

O presente artigo buscou analisar a atual situação da tipografia no meio digital e na web. O ponto de partida se deu pela a análise bibliográfica da evolução tipográfica ao decorrer dos séculos até a sua chegada no meio digital e na web. Além da análise histórica da tipografia, também foi realizado uma análise semiótica. Neste sentido, espera-se abrir a discussão sobre até onde a tipografia deve ser limitada para a utilização na web, causando também a limitação da utilização dos tipos pelos designers. A partir do levantamento bibliográfico realizado neste artigo analisou-se as perdas e os ganhos da tipografia na web e também foram sugeridos novos campos de pesquisa para as barreiras encontradas.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Tipografia na Web. Retórica tipográfica. Inovação tipográfica. Semiótica.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0035

Referências bibliográficas
  • [1] BARTHES, Roland. A morte de autor. In: O Rumor da Língua, São Paulo, 2004.
  • [2] BRAGA, Joaquim. Formas imagéticas e formas discursivas. Revista filosófica de Coimbra, Coimbra, v. 37, p. 149-174, 2010.
  • [3] BRUMBERGER, EVA R.. The Rhetoric of Typography: The Persona of Typeface and Text. Technical Communication, [S.L], v. 50, n. 2, p. 206-223, mai. 200
  • [4] CAUDURO, Flávio Vinicius. Desconstrução e tipografia digital. Arcos, Rio de janeiro, v. único, n. 1, 1998.
  • [5] DA SILVA, Dennis, imagem, reprodução e representação da curnational Conference, 7. 201
  • [6] DA SILVA, Dennis; FRAGOSO, Suely, Aspecto e herança cultural das Safe Fonts na web. In: Infodesi– Fonts externas na web. 2010. Disponível na internet por http em: < http://tableless.com.br/font-face-fonts-externas-na-web/>. Acesso em 30 abril 201
  • [7] FONSECA, Joaquim da. Tipografia & Design Gráfico - Design e Produção de Impressos e Livros. 1 ed. Brasil: Bookman, 2008. 280p.
  • [8] iOS Human Interface Guidelines. 2016. Disponível na internet por http em: < https://developer.apple.com/library/ios/documentation/UserExperience/Conceptual/MobileHIG/AppIcons.html#//apple_ref/doc/uid/TP40006556-CH19-SW1>. Acesso em 29 de abril de 2016
  • [9] LOPEZ, Fabio. Tipografia de texto: pesquisa, planejamento e construção. 2000. 118 f. Projeto (Graduação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Centro de Ciências e Tecnologias.
  • [10] LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. 184 p.
  • [11] MEGGS, Philip B, PURVIS, Alston W. História do design gráfico. 1 ed. Cosac & Naify, 2009. 720 p.
  • [12] MIGLIARI, Mirella De Menezes; NOJIMA, Vera Lúcia M. Dos Santos. Tipografia ‘desconstrucionista’ e o modelo triádico de Peirce. InfoDesign Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 20-28, 2007.
  • [13] NÖTH, Wienfried. Panora da semiótica de Platão a Pierce. São Paulo, 1998.
  • [14] PINHEIRO, Gustavo. Mesclagem e contiguidade na imagem publicitária impressa: o papel da metáforaesign gráfico. 1 ed. WMF Martins Fontes, 2010. 336 p.
  • [15] VASCONCELOS, Priscila. Tipografia para web. 2015 . Disponível na internet por http em: . Acesso em 28 abril 2016.
Como citar:

Barbosa, Kherlianne de Sá ; Novais, Carlos Eduardo Brito; Pereira, Georgia da Cruz; "A RETÓRICA TIPOGRÁFICA NOS TEMPOS DA WEB", p. 403-411 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0035

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações