artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Utilização da Ferramenta BrandKey na Construção da Plataforma de Marca para o Varal - Laboratório de Iniciativas em Design Social

The Use of The BrandKey Tool In the Construction of the Brand Platform for Varal - Laboratory of Initiatives in Social Design

OLIVEIRA, Emilio Augusto Gomes de ; SILVA, Anna Lúcia dos Santos Vieira e ; LAGE, Luisa Pitombeira ; XAVIER, Pedro Henrique Teodoro ;

artigo:

No cenário contemporâneo corporativo, as marcas têm se tornado um fator fundamental para o sucesso e sustentabilidade das organizações, independentemente de seu porte ou segmento de atuação. Hoje, as marcas assumem uma posição estratégica que permite escolhas baseadas em atributos e benefícios não apenas funcionais, mas também emocionais e de auto-expressão. Neste contexto, surge o branding como um modelo de gestão que tem como objetivo central a construção de valores tangíveis e intangíveis e respectivo fortalecimento da marca em todos os atores envolvidos neste processo de gestão, inclusive no âmbito social. Portanto, o presente artigo desenvolve uma proposta de branding para o Varal - Laboratório de Iniciativas em Design Social da Universidade Federal do Ceará. Com base no objetivo da pesquisa, especificamente foi desenvolvido um diagnóstico de marca e planejamento de gestão de marca para o Laboratório, através da construção de uma plataforma de marca mediante o uso da ferramenta visual BrandKey.

artigo:

In the contemporary corporate scenario, brands have become a key factor for the success and sustainability of organizations, regardless of their size or business segment. Today, brands take a position that allows the release of variables into attributes and not just pleasurable but also emotional and self-expression. In this context, branding emerges as a management model for construction of tangible and intangible values and a strengthening of the brand in all representation processes in this process, including in the social sphere. Therefore, the present article presents branding proposal to Varal - Laboratory of Initiatives in Social Design of the Federal University of Ceará. Based on the objective of the research, specifically we made a dyagnostic brand and brand planning for the Laboratory, through the construction of a brand platform under the use of the BrandKey visual tool.

Palavras-chave: design estratégico; plataforma de marca; branding social,

Palavras-chave: strategic design; brand platform; social branding,

DOI: 10.5151/ped2018-3.1-ACO_05

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

OLIVEIRA, Emilio Augusto Gomes de; SILVA, Anna Lúcia dos Santos Vieira e; LAGE, Luisa Pitombeira; XAVIER, Pedro Henrique Teodoro; "A Utilização da Ferramenta BrandKey na Construção da Plataforma de Marca para o Varal - Laboratório de Iniciativas em Design Social", p. 1154-1168 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.1-ACO_05

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações