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A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO REABILITATIVO A CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS

THE USE OF DIDACTIC GAMES AS A REHABILITATIVE AID FOR VISUALLY IMPAIRED CHILDREN

Nickel, Elton Moura ; Santos, Flávio Anthero Nunes Vianna dos ; , ; Moura, João Cezar Silva ;

Artigo Completo:

Este artigo reúne estudos voltados à utilização de jogos enquanto recurso didático na reabilitação de crianças deficientes visuais e de seus aspectos físicos, cognitivos e sensoriais. São vistos conceitos que definem a deficiência visual, suas características e as dificuldades desta condição associadas ao universo infantil. Também são exploradas práticas de aprendizagem, bem como a classificação e atributos de jogos e didáticas utilizados nos processos reabilitativos. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas em centros de reabilitação, objetificando-se a compreensão das atividades praticadas em conjunto com professores, orientadores e demais profissionais envolvidos. Por fim, as análises e conclusão foram realizadas mediante teorias e fundamentos de autores da área para identificar as principais contribuições que os jogos apresentam em todas as etapas deste processo.

Artigo Completo:

This article brings together studies aimed at the use of games as a didactic resource in the rehabilitation of visually impaired children and their physical, cognitive and sensorial aspects. Concepts that define visual deficiency, its characteristics and the difficulties of this condition associated to the infant universe have also been studied. Learning practices, classifications and attributes of games and didactics used in rehabilitation processes were explored as well. Data was collected through semistructured interviews and systematic observations in rehabilitation centers, objectifying the understanding of the activities practiced together with teachers, counselors and other professionals. Finally, the analyzes and conclusion were carried out through theories and foundations of authors of the area to identify the main contributions that the games present in all stages of this process.

Palavras-chave: deficiência visual, jogos didáticos, reabilitação de crianças invisuais,

Palavras-chave: visual impairment, educational games, rehabilitation of blind children,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0067

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Como citar:

Nickel, Elton Moura; Santos, Flávio Anthero Nunes Vianna dos; , ; Moura, João Cezar Silva; "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO REABILITATIVO A CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS", p. 676-685 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0067

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