Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A virada retórica para a convivialidade nas redes sociais: estudo de caso da interface gráfica do LinkedIn

The rhetorical turn toward conviviality in social media: LinkedIn's graphical interface case analysis

Ferreira, André Diego Bernardes ; Oliveira, Gabriela Araujo F. ;

Short Paper:

Este artigo apresenta um estudo de caso da virada retórica para a convivialidade no redesenho da rede social LinkedIn. Por meio deste estudo, apresentamos as similaridades em comparação às interfaces gráficas de outras redes sociais, como Facebook e Twitter. Para analisar os recursos gráficos e estruturais, foram necessários conceitos de semiótica, linguagem gráfica visual, arquitetura de informação e design de interação. Assim, realizamos uma análise inicial da página home do LinkedIn a partir dos fatores variáveis da estrutura operacional da linguagem gráfica, com o objetivo de explicitar a configuração, os aspectos gráficos e os diferentes tipos de linguagens utilizadas na interface. Concluímos que, embora o LinkedIn declare um propósito diferente de outras redes sociais, ele se apresenta e encoraja interações de maneira extremamente similar.

Short Paper:

This paper presents a case study of the rhetorical turn toward conviviality in the redesign of LinkedIn, a social media platform. With this study we present similarities in comparison to other social media's graphic user interface, such as Facebook and Twitter. To analyse graphic and structural resources we employed concepts from semiotics, visual graphic language, information architecture and interaction design. Then, we made an initial analysis of the home page on LinkedIn considering an operational framework that identifies several variable factors, aiming to delineate the configuration, the graphic aspects and the visual languages employed in the interface. Thus, even though LinkedIn declares a different purpose from other social media, it presents itself and encourages interactions in a remarkable similar manner.

Palavras-chave: linguagem gráfica, variáveis da informação, rede social, linkedin,

Palavras-chave: graphic language, information variables, social network, linkedin,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-097-355464-CIDI-Tecnologia.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Davies, W. (2016). The Mismanaged Heart. Real Life Magazine. Recuperado em 01 maio, 2021, de https://reallifemag.com/the-mismanaged-heart
  • [2] Dondis, D. (2015). Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins.
  • [3] Hall, S. (2008). Isto significa isso. Isso significa aquilo: guia de semiótica para iniciantes (A.Mariz, trad.). São Paulo: Edições Rosari.
  • [4] Krug. S. (2008). Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web. Rio de Janeiro: Alta Books.
  • [5] Lorusso, S. (2017). LinkedIn Society. In F. Laranjo (Ed.), Design and democracy (pp. 65–75). Eindhoven: Onomatopee.
  • [6] Niemeyer, L. (2013). Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB.
  • [7] Rogers, Y. (2013). Design de interação: além da interação humano-computador (I. Gasparini, trad.). Porto Alegre: Bookman.
  • [8] Santaella, L. (2005). O que é semiótica (Coleção primeiros passos, 103). São Paulo: Brasiliense.
  • [9] Twyman, M. (1975). The significance of Isotype. In: Graphic communication through ISOTYPE, University of Reading, pp. 7-17.
  • [10] Twyman, M. (1979). A Schema for the Study of Graphic Language. KOLERS, P.A. & WROSTAD, M.E. & BOUMA, H. (Eds.), In: The Processing of Visible Language (vol. 1, pp. 117– 150). Plenum.
  • [11] Twyman, M. (1982). The graphic presentation of language. Information Design Journal, 3(1), pp. 2-22.
  • [12] Twyman, M. (1985). Using pictorial language: a discussion of the dimensions of the problem. In T. M. Dufty and R. Waller (Eds.). Designing usable texts (pp. 245-312). Academic Press.
  • [13] Unger, R., & Chandler, C. (2008). O guia para projetar UX: A experiência do usuário (UX) para projetistas de conteúdo digital, aplicações e web sites (E. Oliveira, trad.). Rio de Janeiro: Alta Books.
  • [14] Yablonski, J. (2020). Leis da psicologia aplicadas a UX. São Paulo: Novatec."
Como citar:

Ferreira, André Diego Bernardes ; Oliveira, Gabriela Araujo F. ; "A virada retórica para a convivialidade nas redes sociais: estudo de caso da interface gráfica do LinkedIn", p. 1269-1280 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-097-355464-CIDI-Tecnologia.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações