CONGIC - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A voz do desenho: produção de livro ilustrado para crianças surdas

The voice of drawing: production of an illustrated book for deaf children

Félix, Joyce S. ; Assis, Vinícius P. ; Araújo, Germana G. ; Lima, Raquel P. ;

CONGIC:

A vivência de estudantes do curso de Design na disciplina de Libras propiciou a observação de quão restrita é a literatura elaborada para crianças com surdez no mercado de livros infantis, mesmo com o número significativo de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva no Brasil. Diante disso, surgiu a ideia de desenvolver o projeto do TCC em Design intitulado “A voz do desenho: produção de livro ilustrado para crianças surdas”, a fim de ampliar o contato de crianças surdas com conteúdo informacional de abordagem cultural, com foco no contexto local. Para tanto, partiu-se da concepção metodológica do Design Participativo para a pesquisa e do Design da Informação para ordenar a informação do livro infantil projetado. Como resultado, produziu-se um livro sobre as festas juninas com a narrativa construída pelo método de sinais SignWriting associado às ilustrações propostas.

CONGIC:

The experience of Design students in a Libras discipline allowed the observation of how restricted the literature produced for children with deafness is in the children's book market, even though the number of people with some type of hearing impairment in Brazil is significant. In view of this, the idea arose to develop the conclusion work project in Design named “The voice of drawing: production of illustrated book for deaf children”, in order to expand the contact of deaf children with informational content of a cultural approach, focusing on the local context. To do so, we departed from the methodological concept of Participatory Design for the research and Information Design for ordering the information in the projected children's book. As a result, a book was produced about the June festivities with the narrative constructed using the SignWriting method associated with the proposed illustrations.

Palavras-chave: design participativo, livro infantil, crianças surdas, signwriting,

Palavras-chave: participatory design, children's book, deaf children, signwriting,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-143_647125

Referências bibliográficas
  • [1] Ariés, P. (1973). História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara.
  • [2] Cademarori, L. (1986). O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense.
  • [3] Cristiano, A. (2018). SignWriting. Disponível em: https://www.libras.com.br/signwriting
  • [4] Fernandes, F. R. (2015). Design da Informação: base para a disciplina no curso de Design. Rio Claro: FRF Produções.
  • [5] Instituto Locomotiva. (2019). Raio-X da surdez no Brasil. São Paulo. Disponível em https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/wp-content/uploads/sites/189/2019/09/RaioXSurdez_InstitutoLocomotiva_30setembro2019_blogVencerLimites.pdf
  • [6] Margolin, V., & Margolin, S. (2004). Um modelo social de design: questões de prática e pesquisa. Revista Design em Foco, I(1), pp. 43–48.
  • [7] Margolin, V. (2006). O designer cidadão. Revista Design em Foco, III(2), pp. 145–150.
  • [8] Moraes, A. M., & Santa Rosa, J. G. (2012). Design Participativo: técnicas para a inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces. Rio de Janeiro: Rio Book’s.
  • [9] Sacks, O. W. (2010). Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo, Companhia das Letras.
  • [10] Santos, F. A. N. V. (2006). Método aberto de projeto para uso no ensino de Design Industrial. Revista Design em Foco, III(1).
Como citar:

Félix, Joyce S.; Assis, Vinícius P.; Araújo, Germana G.; Lima, Raquel P.; "A voz do desenho: produção de livro ilustrado para crianças surdas", p. 2004-2015 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-143_647125

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações