Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Resumo - Open Access.
ABORDAGENS DO DESIGN NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO: ENSAIO ESTRUTURAL SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Oliveira, Gabriel Henrique de ; Oliveira, Simone Souza de ; Teixeira, Maria Bernadete Santos ;
Resumo:
O presente estudo apresenta um ensaio estrutural que busca explicitar a relação do design com a sociedade a partir do levantamento das relações entre teoria e prática, e como essas respondem de maneira diferente às mudanças sociais. Tal desenvolvimento parte do entendimento da profissão como fruto de três grandes processos históricos: industrialização, urbanização moderna e globalização, considerando os desafios decorrentes de tais desenvolvimentos. Com base em referencial teórico, propõe-se uma estrutura de análise que leva em conta as várias visões sobre a atividade projetual . Foi construída uma classificação das chamadas abordagens do design em três categorias - habilitações, ênfases e conteúdos transversais - buscando compreender as possíveis relações entre es sas. Tanto o ensaio estrutural quanto as caracterizações propostas pretendem a brir espaço para a discussão acerca das múltiplas visões sobre a área do design e como elas conjugam teoria e prática com as constantes mudanças sociais que impactam o exercício e o pensamento a respeito da profissão.
Artigo selecionado para publicação na Strategic Design Research Journal (http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj) — Disponível em breve
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Palavras-chave: Teoria em Design; Cenário Contemporâneo; Teoria e Prática; Abordagens do Design;,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0061
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Como citar:
Oliveira, Gabriel Henrique de; Oliveira, Simone Souza de; Teixeira, Maria Bernadete Santos; "ABORDAGENS DO DESIGN NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO: ENSAIO ESTRUTURAL SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA", p. 708-719 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0061
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