Maio 2018 vol. 4 num. 2 - VII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído / VIII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
Artigo completo - Open Access.
ACESSIBILIDADE E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE INTERDISCIPLINARIDADE
FULGÊNCIO, Vinicius ;
Artigo completo:
A interdisciplinaridade é uma abordagem pedagógica que visa integrar conteúdos de duas ou mais disciplinas, no intuito de promover uma construção do conhecimento de caráter global e articulado. A formação em Arquitetura e Urbanismo é de natureza interdisciplinar, tendo em vista que, para compreender o ambiente construído, congrega uma série de conhecimentos teóricos e técnicos; dentre eles a acessibilidade e a representação gráfica. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo apresentar e discutir os resultados de uma experiência didática interdisciplinar que envolveu conteúdos de acessibilidade em uma disciplina de representação gráfica.
Artigo completo:
Palavras-chave: interdisciplinaridade; acessibilidade; aprendizagem baseada em problemas; representação gráfica.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/eneac2018-012
Referências bibliográficas
- [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9.050: Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015. . NBR 6.492: Representação de projetos de arquitetura. Rio de Janeiro, 1994. CARARO, J.; SADE JUNIOR, W. ; CHAGAS, A. Prática de ensino em uma disciplina do curso de arquitetura e urbanismo. In: XIII Congresso Nacional de Educação, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. Curitiba, 2017. CARVALHO, G. L. Ambientes Cognitivos para Projetação: um estudo relacional entre as mídias tradicional e digital na concepção do projeto arquitetônico. 260f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. CAC. Desenvolvimento Urbano, 2004. FAVARÃO, N; ARAÚJO, C. Importância da interdisciplinaridade no ensino superior. Educare – Revista da Educação, João Pessoa, v.4, p. 103-115, 2004. FORTES, C. Interdisciplinaridade: Origem, conceito e valor. Revista Acadêmica Senac Online, São Paulo, v. 06, p. 01-01, 2009. FULGÊNCIO, Vinícius; VILLAROUCO, Vilma; A acessibilidade em projetos habitacionais de interesse social: uma experiência de ensino no curso técnico de edificações do IFBA – campus Feira de Santana., p. 164-175 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc. Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. São Paulo: Blucher, 2015. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. LEIS, H. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Caderno de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas, Florianópolis, v.6, n73, p. 2-23, 2005. LIMA, V.; VIEIRA-DE-ARAÚJO N.; NOBRE, P. Saindo das caixinhas: por um processo ensino- aprendizagem mais próximo da realidade. In: XXXIV ENSEA – Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo e XVIII CONABEA – Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo. 2015, Natal. Cadernos ABEA 40 - Anais: Natal: ABEA, 2015. p. 417-427. LORIERI, M. Complexidade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade eFormação de Professores. Notandum (USP), São Paulo, v. 23, p. 13-20, 2010. MARCONI, M.; LAKATOS, E. Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 201 MORING, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. REGO, R.; PORTO CARREIRO, P. As modelagens geométrica 3d e Georreferenciadas como instrumento de Representação e mediação projetual: a experiência do novo currículo do curso de arquitetura e Urbanismo/UFPE. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, v. 2, p. 111-128, 2014. RIBEIRO, L. A aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008. . A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia da voz dos atores. 209p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2005. SANTOS, A. Um Método de Aprendizagem Baseada em Desafios: Um Estudo de Caso em Ambientes de Desenvolvimento de Aplicativos. 179p. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós- Graduação em Ciência da Computação, 2016. TIRADO, M. Docencia universitária y competências didáticas. Perfiles Educativos, Ciudad de México, v. 1, p. 76-87, 2009.
Como citar:
FULGÊNCIO, Vinicius; "ACESSIBILIDADE E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DE INTERDISCIPLINARIDADE", p. 196-208 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2018-012
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações