Outubro 2020 vol. 8 num. 1 - VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
Artigo completo - Open Access.
Acessibilidade em setor de aulas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: a percepção da pessoa com deficiência
Accessibility in classrooms sector of Federal University of Rio Grande do Norte: the perception of people with disabilities
Marinho, Mariana Nobre da Costa ; Cruz, Isabela Dantas de Santa ;
Artigo completo:
Este artigo tem como objetivo contribuir com a discussão a respeito da acessibilidade nos espaçosuniversitários e revelar a importância do ponto de vista dos usuários na avaliação dos ambientes. Eleé parte de uma pesquisa mais ampla, realizada no segundo semestre do ano de 2019, relacionad a àAvaliação Pós Ocupação do Setor de Aulas IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,porém, neste estudo, aborda se apenas os aspectos da pesquisa voltados para o usuário. Assim, esteartigo foca a compreensão da experiência e percepção de pesso as com deficiência e/ou mobilidadereduzida em relação ao uso do ambiente construído com segurança e autonomia. Tal objetivo foialcançado por meio da técnica do passeio acompanhado. Os resultados mostram que as mudançasimpróprias no uso dos ambientes ace ssíveis, o não atendimento integral à legislação, a falta demanutenção e a gestão inadequada dos recursos existentes são os principais obstáculos enfrentadospor estes usuários na utilização do espaço estudado.
Artigo completo:
The objective of this article is to contribute with the discussion regarding accessibility to universityspaces and assert how important users perception is analyzing places . It is part of a broader research ,dev eloped on the last semester of 2019, linked to the Post Occupa tion Evaluation of the ClassroomsSector IV at the Federal University of Rio Grande do Norte, however, it addresses only aspects of theresearch related to the user. It focuses especially on und erstanding the experience and perception ofpeople with disabilities and/or reduced mobility in regard to the use of the built environment withsafety and autonomy . This objective was achieved through the technique of accompanied walking.The results show that the improper changes in the use of accessible environments, the noncompliance with the legislation, the lack of maintenance and the inadequate management of existingresources are the main obstacles faced in the use of the studied area.
Palavras-chave: Avaliação Pós Ocupação aces sibilidade passeio acompanhado,
Palavras-chave: Pos t Occupa tion Evaluation accessibility accompanied walk,
DOI: 10.5151/eneac2020-17
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Marinho, Mariana Nobre da Costa; Cruz, Isabela Dantas de Santa; "Acessibilidade em setor de aulas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: a percepção da pessoa com deficiência", p. 125-139 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2020-17
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações