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ACESSIBILIDADE FÍSICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (CCSA) DA UFPE

ACESSIBILIDADE FÍSICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (CCSA) DA UFPE

SANTOS, Leandro ; FULGÊNCIO, Vinícius ;

ARTIGO COMPLETO:

"Em edifícios públicos, a acessibilidade é um direito legalmente garantido. O não cumprimento dessas normas reduz sua capacidade de inclusão, uma vez que barreiras físicas podem dificultar o acesso à educação para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Diante disto é necessário que as instituições de ensino se adequem, seguindo as normas vigentes, para garantir o acesso à educação sem barreiras para todos. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo realizar um estudo das condições de acessibilidade física nas circulações internas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), buscando diagnosticar e gerar recomendações projetuais para intervenções de adequação ambiental."

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"In public buildings, accessibility is a legally guaranteed right. Failure to comply with these standards reduces its capacity for inclusion, as physical barriers can hinder access to education for people with disabilities or reduced mobility. In view of this, it is necessary for educational institutions to adapt, following current standards, to guarantee access to education without barriers for everyone. In this sense, the work aims to carry out a study of the physical accessibility conditions in the internal circulation of the Center for Applied Social Sciences (CCSA) at the Federal University of Pernambuco (UFPE), seeking to diagnose and generate design recommendations for environmental adaptation interventions."

Palavras-chave: Acessibilidade; Instituição de ensino superior; Pessoa com Deficiência (PcD),

Palavras-chave: Accessibility; Higher education institution; Person with disabilities,

DOI: 10.5151/eneac2024-819740

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Como citar:

SANTOS, Leandro; FULGÊNCIO, Vinícius; "ACESSIBILIDADE FÍSICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (CCSA) DA UFPE", p. 709-720 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-819740

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