Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

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Acessibilidade na Perspectiva da Baixa Visão: estudo de caso da Plataforma Inglês Paraná

Accessibility from a Low Vision Perspective: Case Study of the Inglês Paraná Platform

Tasca, Ettore Hadas ; Bueno, Juliana ; Moraes, Reinaldo Pereira de ; , ;

Artigo:

Sob a perspectiva do Design da Informação e do Design Inclusivo este artigo apresenta um estudo das interfaces de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dentre a diversidade de pessoas com deficiência, este trabalho se foca nas pessoas com baixa visão. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é investigar se a plataforma Inglês Paraná é um ambiente virtual de aprendizagem acessível aos usuários com baixa visão. Para isto, o método de pesquisa adotado neste artigo é um estudo de caso apoiado por outros dois procedimentos metodológicos: observação da arquitetura da informação e observação de telas de interface da plataforma sob a ótica de recomendações para o desenvolvimento de interfaces acessíveis ao usuário com baixa visão. A partir dos resultados obtidos com a aplicação do método, constatou-se que, no geral, a interface do Inglês Paraná não apresenta elementos compatíveis com o que é preconizado pelas recomendações, de forma que os usuários com baixa visão não são atendidos em suas necessidades quando interagem com esta plataforma de ensino.

Artigo:

From the perspective of Information Design and Inclusive Design, this article presents a study of the interfaces of a Virtual Learning Environment (VLE). Among the diversity of people with disabilities, this work focuses on people with low vision. Given the above, the aim of this article is to investigate whether the Inglês Paraná platform is a virtual learning environment accessible to users with low vision. For this, the research method adopted in this article is a case study supported by two other methodological procedures: observation of the information architecture and observation of platform interface screens from the perspective of recommendations for the development of user-accessible interfaces with low vision. From the results obtained with the application of the method, it was verified that, in general, the interface of English Paraná does not present elements compatible with what is recommended by the recommendations, so that users with low vision are not attended to their needs when they interact with this teaching platform

Palavras-chave: ambiente virtual de aprendizagem; acessibilidade; baixa visão; recomendações,

Palavras-chave: virtual learning environment; accessibility; low vision; recommendations,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-80

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Como citar:

Tasca, Ettore Hadas; Bueno, Juliana; Moraes, Reinaldo Pereira de; , ; "Acessibilidade na Perspectiva da Baixa Visão: estudo de caso da Plataforma Inglês Paraná", p. 1229-1246 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-80

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