Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

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Affordances de crianças de cinco anos para o espaço residencial

Affordances of five-year-old children for the residential space

Oliveira, Luana Alves de ; Costa Filho, Lourival Lopes ;

Artigo:

O ambiente ergonomicamente adequado às crianças deve ser capaz de favorecer a realização autônoma de suas atividades cotidianas e contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades sociocognitivas. Este artigo, buscando a elaboração de recomendações projetuais, apresenta uma pesquisa que teve por objetivo avaliar como os principais ambientes residenciais são percebidos por crianças de cinco anos como favorecedores de suas atividades cotidianas. Para tal, considerou aspectos da Teoria das Affordances e utilizou fotografias de ambientes domésticos para abordar as crianças participantes desta pesquisa e identificar os elementos e as características desses espaços percebidas como capazes de possibilitar ou restringir suas atividades cotidianas. A possibilidade de alcance e de acesso aos objetos pelas crianças, bem como a ludicidade percebida nos ambientes e a assimilação de suas funções práticas de forma clara e coesa, foram interpretadas como características capazes de favorecer, sobretudo de forma autônoma, a realização de suas atividades. A partir desses achados, elaborou-se um quadro com recomendações projetuais, visando favorecer as atividades cotidianas de crianças de cinco anos e, consequentemente, o seu desenvolvimento sociocognitivo.

Artigo:

The ergonomically suitable environment for children is able to favour the autonomous performance of their daily activities and contribute to the development of their socio-cognitive skills. This article, seeking to elaborate design recommendations, presents research that aimed to evaluate how the main residential environments are perceived by five-year-old children as favouring their daily activities. To this end, it considered aspects of the Affordances Theory and used photographs of domestic environments as stimulus elements to approach the children participating in this research and identify the elements and characteristics of these spaces perceived as capable of enabling or restricting their daily activities. The possibility of reaching and accessing objects by children, as well as the playfulness perceived in the environments and the assimilation of their functions in a clear and cohesive way, were interpreted as characteristics capable of favouring, especially in an autonomous way, the performance of their activities. Based on these findings, a framework was created with project recommendations, aiming to favour the daily activities of five-year-old children and, consequently, their socio-cognitive development.

Palavras-chave: affordances; atividades cotidianas; crianças com cinco anos; ergonomia do ambiente construído,

Palavras-chave: affordances; daily activities; five-year-old children; built environment ergonomics,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-7

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Como citar:

Oliveira, Luana Alves de; Costa Filho, Lourival Lopes; "Affordances de crianças de cinco anos para o espaço residencial", p. 113-128 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-7

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