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ALÉM DA ABNT 9050: NOVAS POSSIBILIDADES DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA ESCOLAR PARA DEFICIÊNCIAS MENOS VISÍVEIS

ALÉM DA ABNT 9050: NOVAS POSSIBILIDADES DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA ESCOLAR PARA DEFICIÊNCIAS MENOS VISÍVEIS

ÁVILA, Gabriela Ferreira ; GUIMARÃES, Danielle Costa ;

ARTIGO COMPLETO:

"A acessibilidade no ambiente construído é geralmente associada ao auxílio de pessoas com deficiências físicas, sendo um elemento essencial na promoção da inclusão social, porém seu conceito envolve diversas possibilidades de intervenção e benefícios para toda a sociedade. Este trabalho explora estas possibilidades de intervenções arquitetônicas escolares em prol da inclusão extrapolando as citadas na NBR 9050/2020, face a estudos recentes sobre espaços mais amigáveis a pessoas autistas, pessoas com deficiência auditiva, entre outras. Através de pesquisa bibliográfica foram elencados novos atributos espaciais e aplicabilidades considerando novos e amplos critérios projetuais buscando de uma arquitetura mais acessível para todos."

ARTIGO COMPLETO:

"Accessibility in the built environment is generally associated with assisting people with physical disabilities, being an essential element for promoting social inclusion, however this concept involves several possibilities and benefits for the entire society. This work explores these possibilities of architectural interventions in schools to promote inclusion, extrapolating those mentioned in NBR 9050/2020, face of recent studies of more friendly spaces for autistic people, people with hearing impairment, among others. Through bibliographical research, new spatial attributes and applicability were listed considering new and broader design criteria searching for a more accessible architecture for all."

Palavras-chave: "acessibilidade arquitetônica; Transtorno do Espectro Autista; DeafSpace. ",

Palavras-chave: "architectural accessibility; Autism Spectrum Disorder, DeafSpace. ",

DOI: 10.5151/eneac2024-831294

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Como citar:

ÁVILA, Gabriela Ferreira; GUIMARÃES, Danielle Costa; "ALÉM DA ABNT 9050: NOVAS POSSIBILIDADES DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA ESCOLAR PARA DEFICIÊNCIAS MENOS VISÍVEIS", p. 1284-1293 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831294

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