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AMBIENTES DE APRENDIZAGEM TRADICIONAIS X INOVADORES: ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA ERGONOMIA

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM TRADICIONAIS X INOVADORES: ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA ERGONOMIA

DANTAS, Helen Karine Gomes ; COSTA, Angelina Dias Leão ;

ARTIGO COMPLETO:

Este artigo expõe uma análise comparativa entre os ambientes de aprendizagem tradicional e inovador, sob a perspectiva da ergonomia, com o objetivo de compreender como os ambientes de aprendizagem inovadores contribuem potencialmente para o processo de ensino-aprendizagem. É parte de uma Dissertação em andamento, com enfoque em 3 fases metodológicas: Seleção dos Ambientes de Aprendizagem, Análise Ambiental e Identificação da Configuração Espacial. Como resultado, o Espaço Maker é o que melhor atende às recomendações, frente aos aspectos analisados: Construtivos, Funcionais, Recursos Tecnológicos e Pedagógicos. Conclui-se que ambientes de aprendizagem inovadores podem proporcionar maior conforto ergonômico, interatividade e flexibilidade ambiental.

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This article presents a comparative analysis between traditional and innovative learning environments, from the perspective of ergonomics, with the aim of understanding how innovative learning environments potentially contribute to the teaching-learning process. It is part of an ongoing Dissertation, focusing on 3 methodological phases: Selection of Learning Environments, Environmental Analysis and Identification of Spatial Configuration. As a result, the Maker Space is the one that best meets the recommendations, in view of the aspects analyzed: Constructive, Functional, Technological and Pedagogical Resources. It is concluded that innovative learning environments can provide greater ergonomic comfort, interactivity and environmental flexibility.

Palavras-chave: Ergonomia; Ambientes de Aprendizagem; Processo de Ensino-Aprendizagem,

Palavras-chave: Ergonomics; Learning Environmentes; Teaching-learning Process,

DOI: 10.5151/eneac2024-822669

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Como citar:

DANTAS, Helen Karine Gomes; COSTA, Angelina Dias Leão; "AMBIENTES DE APRENDIZAGEM TRADICIONAIS X INOVADORES: ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA ERGONOMIA ", p. 104-115 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-822669

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