Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Resumo - Open Access.
AMO VOCÊ VAATELAINAAMO, MAS ALGUMAS COISAS PODEM MELHORAR:
Vasques, Rosana Aparecida ; Koria, Mikko ; Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos ;
Resumo:
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada com usuárias de um serviço finlandês para o compartilhamento de roupas (Vaatelainaamo), que teve como objetivo compreender motivações, barreiras e oportunidades para a adoção de práticas de consumo na Economia do Compartilhamento. A pesquisa fundamenta-se sob o paradigma interpretativo e estudo fenomenológico enquanto método, utilizando-se de questionários abertos como técnica de coleta de dados. Dentre os resultados, podemos destacar que o fraco sentimento de copropriedade, o descuido no cuidado com as roupas e a indisponibilidade de produtos e mesmo do serviço são fatores que prejudicam a relação das usuárias com o serviço. Por outro lado, as principais motivações para a adesão a esse serviço são: a consciência ambiental e a oferta de acesso a itens considerados caros, que permitem a possibilidade de experimentação, associada ao prazer de utilizar roupas diferentes com menor impacto ambiental. Assim, o serviço oferta uma solução ambientalmente e economicamente benéfica para o estilo de vida das usuárias, promovendo o sentimento de pertencimento, que é o fator principal para amarem o serviço, ainda que alguns aspectos possam ser melhorados.
Artigo selecionado para publicação na MODAPALAVRA.
Resumo:
Palavras-chave: Economia do Compartilhamento; Uso compartilhado; Design de serviços; Sustentabilidade; Moda.,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0177
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Como citar:
Vasques, Rosana Aparecida; Koria, Mikko ; Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos; "AMO VOCÊ VAATELAINAAMO, MAS ALGUMAS COISAS PODEM MELHORAR:", p. 2075-2087 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0177
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