Novembro 2024 vol. 12 num. 4 - 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP
Artigo - Open Access.
Analisando questões de História do Design do Enade para os CST em Design Gráfico de acordo com a Taxonomia de Bloom
Analyzing Design History questions on Enade for Higher Technology Courses in Graphic Design according to Bloom's Taxonomy
EFREM, Rafael ; BRAGA, Marcos da Costa ;
Artigo:
"O objetivo deste texto é apresentar um resumo do artigo ENADE E HISTÓRIA DO DESIGN: análise das questões de História do Design do Enade para os CST em Design Gráfico de acordo com a Taxonomia de Bloom, aprovado no XV P&D Design, realizado em Manaus, entre 21 e 23 de outubro de 2024. A questão central do artigo é “quais as habilidades cognitivas exigidas dos e das estudantes nas questões de História do Design (HD) nas três edições do Enade para a Área de Tecnologia em Design Gráfico?”, sendo o objetivo identificar estas habilidades. Para tal, fizemos uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica e documental (Gil, 2002). Dos 90 itens (30 para cada edição do Enade) da seção Conhecimentos Específicos, analisamos apenas aqueles com HD como Objeto de Conhecimento (OC) definido, somando 10 itens: 4 da edição de 2015, 2 de 2018 e 4 de 2022. A ferramenta de análise dos itens foi a Taxonomia de Bloom, um sistema hierarquizado de categorias de processos cognitivos, sendo eles, em ordem crescente e cumulativa de complexidade: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação (Bloom et al., 1973). A justificativa está na importância da HD para a atuação profissional dos(as) tecnólogos(as) em Design Gráfico e na possibilidade de problematizar o ensino histórico nas especificidades dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico (CSTDG) – sua intrínseca vinculação conceitual ao mundo do trabalho, a indissociabilidade entre teoria e prática como estratégia pedagógica e o trabalho como princípio educativo – e na conformação de um código disciplinar para HD. Cuesta (2002, p. 29) define o código disciplinar “como o conjunto de ideias, valores, suposições, regulamentações e rotinas práticas (de caráter expresso ou tácito) que orienta a prática profissional dos docentes. Em suma, o elenco de ideias, discursos e modos de fazer determinantes do ensino de História dentro do marco escolar”. Identificamos que as habilidades cognitivas avaliadas pelo Enade pertencem sobretudo aos 3 níveis mais baixos e as dificuldades encontradas pelos e pelas estudantes correspondem ao grau de complexidade das habilidades. Percebemos também que os conteúdos possuíam um cunho mais internacionalista. Considerando o conceito de código disciplinar, o que tem aparentemente direcionado a prática dos(as) docentes é a reprodução de uma lógica ainda presa ao enfoque no design modernista internacional. Lembrando que os CSTDG fazem parte da Educação Profissional e Tecnológica, focar o ensino de HD na disseminação deste conteúdo (além de valores e discursos que vêm com ele, se não de uma maneira crítico-reflexiva) e em habilidades cognitivas de evocação (memória) e entendimento apenas, não parece ser o caminho mais adequado. Ao misturar Perfis e Competências mais próximas à prática projetual e mesclar diferentes OC à HD, o Enade aponta caminhos de possibilidade a serem explorados por professores(as), novos desenhos de objetivos educacionais para dar conta da formação humanista do(a) Tecnólogo(a) em DG, encontrando alternativas ao código disciplinar tradicional, oportunizando o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o campo do design, os valores aos quais se aferra e a prática profissional."
Artigo:
"The purpose of this text is to present a summary of the article ENADE AND DESIGN HISTORY: analysis of Design History questions on Enade for Higher Technology Courses in Graphic Design according to Bloom's Taxonomy, approved at the XV P&D Design, held in Manaus, between October 21 and 23, 2024. The central question of the article is “what cognitive skills are required of students in the Design History (DH) questions in the three editions of Enade for the Graphic Design Technology Area?”, and the aim is to identify these skills. To this end, we carried out qualitative, exploratory, descriptive, bibliographical and documentary research (Gil, 2002). Of the 90 items (30 for each Enade edition) in the Specific Knowledge section, we analyzed only those with DH as a defined Object of Knowledge (OC), adding up to 10 items: 4 from the 2015 edition, 2 from 2018 and 4 from 2022. The tool used to analyze the items was Bloom's Taxonomy, a hierarchical system of categories of cognitive processes, in increasing and cumulative order of complexity: Knowledge, Comprehension, Application, Analysis, Synthesis and Evaluation (Bloom et al., 1973). The justification lies in the importance of DH for the professional performance of Graphic Design technologists and in the possibility of problematizing historical teaching in the specificities of Higher Technology Courses in Graphic Design (HTCGD) - its intrinsic conceptual link to the world of work, the inseparability between theory and practice as a pedagogical strategy and work as an educational principle - and in the conformation of a disciplinary code for DH. Cuesta (2002, p. 29) defines the disciplinary code “as the set of ideas, values, assumptions, regulations and practical routines (express or tacit) that guide the professional practice of teachers. In short, the set of ideas, discourses and ways of doing things that determine History teaching within the school framework”. We identified that the cognitive skills assessed by Enade belong mainly to the 3 lowest levels and the difficulties encountered by the students correspond to the degree of complexity of the skills. We also noticed that the content was more internationalist. Considering the concept of disciplinary code, what has apparently directed the practice of teachers is the reproduction of a logic still tied to the focus on international modernist design. Bearing in mind that the HTCGD are part of Professional and Technological Education, focusing DH teaching on the dissemination of this content (as well as the values and discourses that come with it, if not in a critical-reflective way) and on cognitive skills of evocation (memory) and understanding alone does not seem to be the most appropriate way forward. By mixing Profiles and Competences that are closer to design practice and merging different OCs with DH, Enade points to avenues of possibility to be explored by teachers, new designs of educational objectives to deal with the humanistic training of the GD Technologist, finding alternatives to the traditional disciplinary code, providing opportunities for the development of critical thinking about the design field, the values to which it adheres and professional practice."
Palavras-chave: Enade; ensino de História do Design; Taxonomia de Bloom; avaliação da aprendizagem; Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico,
Palavras-chave: Enade; Design History Teaching; Bloom’s Taxonomy; assessment of learning; Higher Technology Courses in Graphic Design,
DOI: 10.5151/8spdesign-017
Referências bibliográficas
- [1] "BLOOM, Benjamin et al. Taxionomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Trad. Flávia Maria Sant’Anna. Porto Alegre: Globo, 1973.
- [2] CUESTA, Raimundo. El código disciplinar de la historia escolar en España: Algunas ideas para la explicación de la sociogénesis de una materia de enseñanza. Encounters in Theory and History of Education, v. 3, 200
- [3] GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002."
Como citar:
EFREM, Rafael; BRAGA, Marcos da Costa; "Analisando questões de História do Design do Enade para os CST em Design Gráfico de acordo com a Taxonomia de Bloom", p. 61-63 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/8spdesign-017
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações