Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023
Artigo - Open Access.
Análise de animação instrucional em forma de tutorial para aplicativo de realidade aumentada.
Instructional animation analysis in the form of a tutorial for an augmented reality application
Carvalho, José Ricardo Borges de ; Maia, Ivana Marcia Oliveira ; , ;
Artigo:
As tecnologias ampliam as possibilidades das interações humanas, visando facilitar a vida e promover maior comunicação entre as pessoas. Entre essas tecnologias, destaca-se a realidade aumentada (RA), que permite sobrepor elementos virtuais à nossa percepção da realidade. O objetivo desta pesquisa é analisar tutoriais em formato de animações relacionados a aplicativos de realidade aumentada (RA), verificando se eles estão segundo os princípios da Teoria Cognitiva do Aprendizado em Multimídia e animação instrucional - TCAM. Para isso, foram realizadas análises e sínteses de 5 animações de tutorial de aplicativos de realidade aumentada (RA), que serão submetidas a uma análise protocolar dos princípios sugeridos por Richard Mayer (2005).
Artigo:
Technologies expand the possibilities of human interactions, aiming to make life easier and promote greater communication between people. Among these technologies, augmented reality (AR) stands out, which allows us to superimpose virtual elements on our perception of reality. The objective of this research is to analyze tutorials in animation format related to augmented reality (AR) applications, verifying if they are according to the principles of the Cognitive Theory of Learning in Multimedia and instructional animation - TCAM. For this, analyzes and syntheses of 5 tutorial animations of augmented reality (AR) applications were carried out, which will be submitted to a protocol analysis of the principles suggested by Richard Mayer (2005).
Palavras-chave: Realidade Aumentada, Animação, Instrucional, Tutorial, TCAM,
Palavras-chave: Augmented Reality, Animation, Instructional, Tutorial, TCAM,
DOI: 10.5151/ergodesign2023-99
Referências bibliográficas
- [1] "ALVES, Marcia M.; BATTAIOLA, André L.; SPINILLO, Carla G. Design de animações educacionais: levantamento de situações e motivos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 10., São Luís. Anais [...]. São Luís: UFMA, 2012.
- [2] DE OLIVEIRA, Deivith Silva Matias; DARIN, Ticianne de Gois Ribeiro. (2016) Tecnologias Digitais Como Suporte à Inclusão Social de Portadores de Deficiência Intelectual: Análise e Discussão.
- [3] GALDEANO, Luzia Elaine; ROSSI, Lídia Aparecida; ZAGO, Márcia Maria Fontão. Roteiro instrucional para a elaboração de um estudo de caso clínico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, p. 371-375, 200GOTO, Matheus. Época Negócio. O que é realidade aumentada? Entenda a origem da tecnologia e como ela é usada. Disponível em: < https://epocanegocios.globo.com/Tudo-sobre/noticia/2022/07/o-que-e-realidade-aumentada- entenda-origem-e-com-tecnologia-e-usada.html/>. Acesso em: 19 de novembro de 2022.
- [4] GUTIERRIZ, Ives et al. O QR Code como ferramenta de divulgação da cultura e promoção da cidade de Salvador (Brasil). Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. E24, p. 140-150, 2019.
- [5] KIRNER, Claudio; TORI, Romero. Fundamentos de realidade aumentada. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada, v. 1, p. 22-38, 2006.
- [6] LIMA, C. S. C.; SPINILLO, C. G.; ASSIS, K. M. M.; VITAL, V. A.; AQUINO, I. F. O.; OLIVEIRA, A. E. F. Análise dos elementos gráfico-informacionais das animações educacionais em Saúde na Educação a Distância (EaD). INFODESIGN (SBDI. ONLINE) v. 16, p. 400-418, 2019.
- [7] MADUREIRA, Sara. Animação e Interação em Contexto de Realidade Aumentada. 2013. MAYER, R. E. (2005). (Ed.) Cognitive Theory of Multimedia Learning. The Cambridge Handbook
- [8] of Multimedia Learning. Cambridge University Press.
- [9] MESQUITA, VIVIANE BALIEIRO; MOREIRA, FARNEY COUTINHO. Indústria 4.0: Aplicação de
- [10] Realidade Aumentada. Simpósio em Excelência em Gestão e Tecnologia (XVSEGeT), 2018."
Como citar:
Carvalho, José Ricardo Borges de; Maia, Ivana Marcia Oliveira; , ; "Análise de animação instrucional em forma de tutorial para aplicativo de realidade aumentada.", p. 1462-1474 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023.
São Paulo: Blucher,
2023.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ergodesign2023-99
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações