Dezembro 2020 vol. 6 num. 4 - 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil
Pôster - Open Access.
ANEMIA FALCIFORME E AS SEQUELAS COGNITIVAS EM CRIANÇAS ESCOLARES
ANEMIA FALCIFORME E AS SEQUELAS COGNITIVAS EM CRIANÇAS ESCOLARES
Dias, Janaína Gaia Ribeiro ; Barreto Lyra Nogueira, Renata Maria Toscano ;
Pôster:
Justificativa
A Anemia Falciforme (AF) éuma doença genética reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como umproblema global de saúde pública. No Brasil, caracteriza-se como a mais comumdentre as doenças hereditárias e a forma mais grave das doenças falciformes,associando-se a alterações fisiológicas e cognitivas nas crianças a partir dosseis meses de idade.
Objetivo(s)
Investigar o desempenhodas funções executivas e visão de cores em crianças portadoras de AF.
Método(s)
Participaram 134 criançasna faixa etária de 6-11 anos, entre grupo clínico (n=60) e grupo controle(n=74). Instrumentos utilizados: Teste dos Cinco Dígitos; Teste de Trilhas;Torre de Londres; Dígitos (subteste WISC-IV); Lanthony D-15 e Questionário sócio-econômicofamiliar. Os dados obtidos foram tratados pelo teste não-paramétrico U deMann-Whitney. Quanto às medidas para percepção de cores foram tratadas peloStatistical Package for the Social Sciences (SPSS). Este projeto de pesquisafoi aprovado pelos Comitês de Ética e Pesquisa de uma instituição universitáriafederal (Parecer:1.435.511) e do hospital onde foi realizada a coleta de dados(Parecer: 1.578.277).
Resultado(s)
Os resultados indicaramdiferenças significativas (p<0,05) no grupo clínico, para as faixas etárias:6-7; 8-9 e 10-11 anos, nas funções executivas e capacidade discriminativa decores. No histórico de sintomas neurológicos registrou-se: dores de cabeça(93%), crises convulsivas (10%) e acidente vascular cerebral (8%).
Conclusão(ões)
Pesquisas sobre avaliaçãocognitiva de estudantes com AF podem indicar riscos no desenvolvimentocognitivo, através de desempenhos abaixo do esperado em testes direcionadospara esta finalidade. Portanto, torna-se relevante o acompanhamento eintervenção nessa população pouco investigada no Brasil.
Pôster:
Justificativa
A Anemia Falciforme (AF) éuma doença genética reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como umproblema global de saúde pública. No Brasil, caracteriza-se como a mais comumdentre as doenças hereditárias e a forma mais grave das doenças falciformes,associando-se a alterações fisiológicas e cognitivas nas crianças a partir dosseis meses de idade.
Objetivo(s)
Investigar o desempenhodas funções executivas e visão de cores em crianças portadoras de AF.
Método(s)
Participaram 134 criançasna faixa etária de 6-11 anos, entre grupo clínico (n=60) e grupo controle(n=74). Instrumentos utilizados: Teste dos Cinco Dígitos; Teste de Trilhas;Torre de Londres; Dígitos (subteste WISC-IV); Lanthony D-15 e Questionário sócio-econômicofamiliar. Os dados obtidos foram tratados pelo teste não-paramétrico U deMann-Whitney. Quanto às medidas para percepção de cores foram tratadas peloStatistical Package for the Social Sciences (SPSS). Este projeto de pesquisafoi aprovado pelos Comitês de Ética e Pesquisa de uma instituição universitáriafederal (Parecer:1.435.511) e do hospital onde foi realizada a coleta de dados(Parecer: 1.578.277).
Resultado(s)
Os resultados indicaramdiferenças significativas (p<0,05) no grupo clínico, para as faixas etárias:6-7; 8-9 e 10-11 anos, nas funções executivas e capacidade discriminativa decores. No histórico de sintomas neurológicos registrou-se: dores de cabeça(93%), crises convulsivas (10%) e acidente vascular cerebral (8%).
Conclusão(ões)
Pesquisas sobre avaliaçãocognitiva de estudantes com AF podem indicar riscos no desenvolvimentocognitivo, através de desempenhos abaixo do esperado em testes direcionadospara esta finalidade. Portanto, torna-se relevante o acompanhamento eintervenção nessa população pouco investigada no Brasil.
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/sabara2020-10
Referências bibliográficas
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Como citar:
Dias, Janaína Gaia Ribeiro; Barreto Lyra Nogueira, Renata Maria Toscano ; "ANEMIA FALCIFORME E AS SEQUELAS COGNITIVAS EM CRIANÇAS ESCOLARES", p. 10 . In: Anais do 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/sabara2020-10
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