Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Animação educativa infantil no Brasil: um panorama mercadológico e acadêmico

Children's educational animation in Brazil: a market and academic panorama

Carr, Joyce ; Domiciano, Cássia Letícia Carrara ; Landim, Paula da Cruz ;

Artigo completo:

Neste artigo buscamos trazer uma breve contextualização histórica da animação no Brasil, traçando uma linha do tempo desde os primórdios experimentais até os dias de hoje - em que a tecnologia avançada garante que estúdios independentes produzam animações de diferentes estilos. O objetivo é investigar quais os perfis dos estudos sobre animação no meio acadêmico brasileiro dentro dos programas de pós graduação realizados nos últimos 10 anos, bem como verificar se o cenário da animação no Brasil pôde influenciar o número de pesquisas na área da Educação e do Design que envolvessem produtos audiovisuais de animação aplicados ao ambiente pedagógico afim de contribuir com a divulgação e conscientização dos benefícios dos mesmos. Usando a metodologia da Revisão Bibliográfica Sistemática, encontramos um pequeno número de produções, entre dissertações e teses, nos programas de pós-graduação em Design e Educação, além de poucos artigos em periódicos científicos da área do Design, o que dificulta o crescimento e visibilidade de animações que foram inteiramente produzidas no Brasil. Isso nos dá um panorama promissor para futuras pesquisas, uma vez que é crescente a aplicabilidade desse produto midiático.

Artigo completo:

In this article we seek to bring a brief historical context of animation in Brazil, drawing a timeline from the experimental beginnings to the present day - in which advanced technology ensures that independent studios produce animations of different styles. The objective is to investigate the profiles of animation studies in the Brazilian academic environment within the postgraduate programs carried out in the last 10 years, as well as to verify if the animation scene in Brazil could influence the number of researches in the area of Education and Design that involve audiovisual product of animation applied to the pedagogical environment in order to contribute with the divulgation and awareness of the benefits of the same. We used the methodology of Systematic Bibliographic Review. We found a small number of productions, among dissertations, theses, in the graduate programs in Design and Education, as well as a small number of articles in scientific journals in the area of Design, which hinders the growth and visibility of animations that were entirely produced in Brazil. This gives us a promising outlook for future research, as the applicability of this media product is increasing.

Palavras-chave: design de animação, animação educativa, história da animação, pós-graduação,

Palavras-chave: animation design, educational animation, history of animation, postgraduate,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0118

Referências bibliográficas
  • [1] Andrade, L. L. S. et al. (2012) As animações no processo educativo: um panorama da história da animação no Brasil. – VI Colóquio Internacional: Educação e contemporaneidade.
  • [2] Barbosa, A. L. J. (2005) Arte da animação. Técnica e estética através da história. 2° Edição. São Paulo: Editora Senac.
  • [3] Brandão, D. G. (2010) O contraste entre animação e academicismo no Brasil. Revista Eletrônica Temática. Ano VI, n. 11.
  • [4] Cruz, P. R. (2006) Do Desenho Animado à Computação Gráfica: A Estética da Animação à Luz das Novas Tecnologias. (monografia). Universidade Federal de Salvador: Salvador, 150p.
  • [5] Morettim, E. V. (1995). Cinema educativo: uma abordagem histórica. Comunicação & Educação, (4), 13-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-912v0i4p13-19
  • [6] Serra, J. J. (2011) O documentário animado: quando a animação encontra o cinema do real. Revista Rumores.
  • [7] Silva, A. T. & Silva, E. N. (2015) O uso metodológico dos desenhos animados e da propaganda como recurso pedagógico na sala de aula. Revista Semana Acadêmica.
  • [8] Brasil é indicado ao Oscar de melhor animação com “O menino e o mundo”. Recuperado em 28 março, 2019 de: http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2016/noticia/2016/01/brasil-e-indicado-ao-oscar-de-melhor-animacao-com-o-menino-e-o-mundo.html Acesso em: 28 de março. 2019.
Como citar:

Carr, Joyce; Domiciano, Cássia Letícia Carrara; Landim, Paula da Cruz; "Animação educativa infantil no Brasil: um panorama mercadológico e acadêmico", p. 744-756 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0118

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações