Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise comparativa das soluções dos programas de governo para melhoria da mobilidade da Rocinha

Comparative analysis of the solutions of the government programs for improving mobility of Rocinha

Brandão, Rosana Gouveia ; Bonifácio, Isabela Mara da Silva Conceição ; Alves, Rosane Martins ;

Resumo:

Os assentamentos subnormais são realidade no contexto da urbanização brasileira, principalmente devido aos processos de crescimento desordenado aliado à falta de investimento em infraestrutura. Na cidade do Rio de Janeiro, tal processo foi intensificado e amparado por políticas públicas. Nesta conjuntura se enquadra o bairro da Rocinha, que só foi reconhecido formalmente como tal no ano de 1993, e a partir dos anos 2000, passou a ser contemplado por grandes projetos públicos como o Plano Diretor da Rocinha, a primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a proposição de uma segunda fase do PAC. O presente estudo tem como objetivo analisar comparativamente as soluções de mobilidade e acessibilidade adotadas pelos planos em questão, com destaque às soluções do teleférico e do plano inclinado. Essa análise foi realizada por meio da comparação de dados dos equipamentos urbanos e do uso da ferramenta ArcGIS, que possibilita a sobreposição de indicadores, para uma avaliação mais completa dos cenários propostos. De acordo com as observações realizadas, conclui-se que os planos inclinados se mostram mais aderentes às necessidades da comunidade.

Resumo:

Subnormal settlements are a reality in the context of Brazilian urbanization, mainly due to the processes of disorderly growth coupled with the lack of investment in infrastructure. In the city of Rio de Janeiro, this process was intensified and supported by public policies. At this juncture, the Rocinha neighborhood, which was formally recognized as such only in the year of 1993, and since 2000 was contemplated by major public projects such as the Rocinha Master Plan, the first phase of the Growth Acceleration Program (Programa de Aceleração do Crescimento - PAC) and the proposal for a second phase of PAC. The present study aims to analyze comparatively the mobility and accessibility solutions contemplated by recent public policies, emphasizing the solutions of the cable car and the inclined plane. This analysis will be performed by comparing data of urban equipment and the use of ArcGIS tool, which allows the overlapping of indicators for a more complete evaluation of the proposed scenarios. According to the observations made, it can be concluded that the inclined planes show more adherence to the needs of the community.

Palavras-chave: Rocinha, Mobilidade, PAC, Programa de Aceleração do Crescimento,

Palavras-chave: Rocinha, Mobility, PAC, Growth Acceleration Program,

DOI: 10.5151/singeurb2019-99

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Estatuto da Cidade - Lei n. 10257, de 10 de julho de 200 Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jul. 200 Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2018.
  • [2] BUSSINGER, B. Mobilidade na Rocinha - Uma solução para o Plano Inclinado. Trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo. PUC - RIO, Rio de Janeiro, RJ, 2015.
  • [3] MAYERHOFER & TOLEDO, SECRETARIA ESTADUAL DE OBRAS (SEO), EMPRESA DE OBRAS PÚBLICAS (EMOP). Plano Diretor Socio-espacial da Rocinha. Rio de Janeiro: MAYERHOFER & TOLEDO, 2007.
  • [4] MINISTÉRIO DAS CIDADES, SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO. Urbanização de Favelas: a experiência do PAC. Brasília: MINISTÉRIO DAS CIDADES, 2010.
  • [5] ROSSI, A. M. G.; BARBOSA, G. S.; CORRÊA, R. M.; ESSER, B. C.; MACHADO, G. W.; MORAIS, B. U. Análise ambiental, social e urbana de um sistema complexo: Comunidade da Rocinha, Rio de Janeiro. In: CONGRESSO PNUM 2018, Porto, Portugal, 2018.
  • [6] SANTOS, L. B. D. Impactos da Implantação do Teleférico como Sistema de Transporte nas Favelas: O Caso do Complexo do Alemão. Dissertação de Mestrado apresentada à PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2014.
  • [7] SANTOS, L. B. D. Mobilidade urbana nas favelas do Rio de Janeiro: Intervenções e impactos sociais. In: XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: USU/FIOCRUZ, 2014.
  • [8] TOLEDO, L. C.; SILVA, J. M. P.; TÂNGARI, V. R. Derrubando os Muros: Planejamento participativo e integração social na comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro. In: XII ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, Belém – PA, 2007.
Como citar:

Brandão, Rosana Gouveia; Bonifácio, Isabela Mara da Silva Conceição; Alves, Rosane Martins; "Análise comparativa das soluções dos programas de governo para melhoria da mobilidade da Rocinha", p. 737-744 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-99

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações