Novembro 2019 vol. 6 num. 3 - V Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia
Artigo completo - Open Access.
ANÁLISE CONCEITUAL DOS MODELOS DE CRIAÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
CONCEPTUAL ANALYSIS OF MODELS OF CREATION AND DISSEMINATION OF KNOWLEDGE IN ORGANIZATIONS
Silva, Antonio Fernando Teixeira da ; Freire, Agnaldo ; Lima, André Luis da Cunha Dantas ; Santos Neto, José Francisco dos ; Sampaio, Renelson Ribeiro ;
Artigo completo:
Análise conceitual dos modelos propostos por Nonaka & Takeuchi(Modelo SECI) e Dorothy Leonard-Barton (Modelo de Competências), para criação edifusão do conhecimento nas organizações, com vistas à competitividade, e arelação com o estudo de caso sobre a acumulação de capacidade tecnológica emOrganizações de Serviços Intensivos em Conhecimento (OSICs) proposto porFigueiredo, acerca da trajetória de acumulação das capacidades tecnológicas. Astendências de esforço contínuo de aprofundamento e renovação das capacidadestecnológicas inovadoras existentes procuram responder às demandas crescentes deserviços técnico-científicos das organizações, guardando relação com os modelosestudados.
Artigo completo:
Conceptual analysis of the models proposed by Nonaka & Takeuchi(Model SECI) and Dorothy Leonard-Barton (Competency Model), for the creation anddiffusion of knowledge in organizations, with a view to competitiveness, and therelation with the case study on the accumulation of technological capacity inKnowledge Intensive Service Organizations (OSICs) proposed by Figueiredo, aboutthe trajectory of accumulation of technological capabilities. The trends of continuouseffort to deepen and renew existing technological capabilities seek to respond to theincreasing demands of technical and scientific services of the organizations, inkeeping with the models studied.
Palavras-chave: Competências; Conhecimento; Competitividade; Acumulação,
Palavras-chave: Competencies; Knowledge; Competitiveness; Accumulation,
DOI: 10.5151/siintec2019-127
Referências bibliográficas
- [1] FIGUEIREDO, P. Acumulação de Capacidade Tecnológica em Organizações de Serviços Intensivos em Conhecimento. In: Gestão da Inovação - Conceitos, Métricas e Experiências de Empresas No Brasil. LTC, Cap.1,2 e 8, 2009. ² PAVITT, K.; STEINMUELLER, W. E. Technology in corporate strategy: change, continuity and the information revolution. In: PETTIGREW, A.; THOMAS, H.; WHITTINGTON, R. (Eds). Handbook of Strategy and Management. London: Sage Publications, 2002, p. 344-372. ³ PITELIS, C. The co-evolution of organizational value capture, value creation and sustainable advantage. Organization Studies, 30(10),1115-1139. doi: 10.1177/0170840609346977. 2009. ⁴ MILES, L. Services and the knowledge-based economy. In: TIDD, J.; HULL, F. M. Service innovation: organizational responses to technological opportunities & market imperatives. Series on technology management, v.9, Imperial College Press, 2003. ⁵ POLANYI, M. The Tacit Dimension. London: Routledge & Kegan Paul, 1966. ⁶ NONAKA, I., TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Bookman, 2008. ⁶ NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. New York: Oxford University Press, 1995. ⁷ NONAKA I.; TAKEUCHI, H., Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. R. de Janeiro: Campus, 1997. ⁹ LEONARD-BARTON, D.; SENSIPER, S. The role of tacit knowledge in group innovation. California Management Review, Berkerley, v.40, n.3, p.112-127, 1998. ¹⁰ LEONARD-BARTON, D. Nascentes do Saber. Criando e Sustentando as Fontes de Inovação. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1998. ¹¹ MOTTA, A. e SILVA, H. M. Os institutos de P&D privados fomentados pela Lei de Informática: evidências de evolução na capacitação tecnológica e de seu potencial para contribuir com o catch-up tecnológico da indústria brasileira de TIC. Revista Participação Estratégica, v.22, n. 45. Brasília, 2017, p. 93-116. ¹² DOSI, G.; NELSON, R. The evolution of technologies: an assessment of the state-of-the-art. Eurasian Business Review, v. 3, n. 1, 2013, p. 3-46. ¹³ SAMPAIO, R.; SOUZA, C.; SILVA, R. Construção do conhecimento em organizações na perspectiva das redes sociais. Vol. Salvador: Eduneb, 2013. ¹⁴ ZACK, M. H. Developing a Knowledge Strategy, California Management Review, Spring1999, Vol.41,No.3,p.125-145, 1999. ¹⁵ EMBRAPII. Relatório Anual 2017 Apresentado à Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão MCTIC-MEC. https://embrapii.org.br/.../embrapii_embrapii_2017 (acesso 13/08/2019, às 15:31). ¹⁶ ANDRADE, L. P. C. S.; NOGUEIRA, T. B. R. A Trajetória do SENAI CIMATEC. Revista Militar de Ciência e Tecnologia (RMCT), vol. 34, nº 1, 2017.
Como citar:
Silva, Antonio Fernando Teixeira da; Freire, Agnaldo; Lima, André Luis da Cunha Dantas; Santos Neto, José Francisco dos; Sampaio, Renelson Ribeiro; "ANÁLISE CONCEITUAL DOS MODELOS DE CRIAÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES", p. 1015-1023 . In: Anais do V Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/siintec2019-127
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações