Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

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ANÁLISE CORRELACIONAL DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O RENDIMENTO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS DA CIDADE DE SALGUEIRO-PE

ANÁLISE CORRELACIONAL DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O RENDIMENTO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS DA CIDADE DE SALGUEIRO-PE

Silva, Camilla Cruz da ; Cruz, Tatyane Veras de Queiroz Ferreira da ; Souza, Éverton Crístian Rodrigues de ; Santos, Rafaela Torres dos ; Guerra, Glauce da Silva ; , ;

Artigo completo:

O presente estudo tem por objetivo investigar a relação entre a Inteligência Emocional (IE) e o Rendimento Acadêmico (RA). Foi considerada como IE a habilidade de compreender e controlar as competências emocionais próprias e dos outros. O estudo da relação entre as duas variáveis é importante, pois não se pode estudar as emoções separando-as das pessoas. Logo, torna-se relevante a investigação da influência da IE sobre o RA. O objetivo do estudo é analisar a relação entre as variáveis, e se essa relação é estatisticamente significante. Para este estudo foram utilizados os métodos de análise fatorial confirmatória, regressão linear e análise correlacional. A amostra foi composta de 164 estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Salgueiro-PE. Os resultados obtidos mostram que alunos com RA elevado, também possuem IE elevada, mas não foi encontrada relação estatisticamente significativa, indicando a necessidade de estudos mais aprofundados.

Artigo completo:

O presente estudo tem por objetivo investigar a relação entre a Inteligência Emocional (IE) e o Rendimento Acadêmico (RA). Foi considerada como IE a habilidade de compreender e controlar as competências emocionais próprias e dos outros. O estudo da relação entre as duas variáveis é importante, pois não se pode estudar as emoções separando-as das pessoas. Logo, torna-se relevante a investigação da influência da IE sobre o RA. O objetivo do estudo é analisar a relação entre as variáveis, e se essa relação é estatisticamente significante. Para este estudo foram utilizados os métodos de análise fatorial confirmatória, regressão linear e análise correlacional. A amostra foi composta de 164 estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Salgueiro-PE. Os resultados obtidos mostram que alunos com RA elevado, também possuem IE elevada, mas não foi encontrada relação estatisticamente significativa, indicando a necessidade de estudos mais aprofundados.

Palavras-chave: Inteligência Emocional; Rendimento Acadêmico; Análise Correlacional.,

Palavras-chave: Inteligência Emocional; Rendimento Acadêmico; Análise Correlacional.,

DOI: 10.5151/viisimep-240374

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Como citar:

Silva, Camilla Cruz da; Cruz, Tatyane Veras de Queiroz Ferreira da; Souza, Éverton Crístian Rodrigues de; Santos, Rafaela Torres dos; Guerra, Glauce da Silva; , ; "ANÁLISE CORRELACIONAL DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O RENDIMENTO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS DA CIDADE DE SALGUEIRO-PE", p. 254-267 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-240374

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