Novembro 2021 vol. 8 num. 3 - 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto
Artigo - Open Access.
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE ROADMAPPING EM AMBIENTE DIGITAL COMO APOIO À FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM UMA UNIVERSIDADE
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE ROADMAPPING EM AMBIENTE DIGITAL COMO APOIO À FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM UMA UNIVERSIDADE
Araújo, Carolina Campos Nagem ; Barbosa, Gabriel Pereira Soares ; Souza, Matheus Luiz Pontelo de ;
Artigo:
O método de planejamento estratégico Roadmapping é utilizado mundialmente para que seja possível identificar, explorar e mapear estratégias de uma organização. Sua utilização é extensa e prática, podendo ser aplicado desde o planejamento estratégico de uma microempresa, até a elaboração de um plano governamental. No entanto, alguns casos não são amplamente difundidos na literatura, como no planejamento estratégico de uma universidade, fator que gera desafios para a aplicação do método nesses ambientes. Ademais, apesar da flexibilidade do método, sua aplicação em ambiente digital apresenta desafios especiais. Baseando-se nessas perspectivas, a pesquisa teve como base um estudo de caso com o objetivo de estudar melhores caminhos para a aplicação do Roadmapping digital no planejamento estratégico de um departamento de uma universidade. A aplicação teve o apoio de quatro integrantes de um grupo de pesquisa e o professor orientador do grupo que conduziu o projeto. Assim, a aplicação flexível do Roadmapping digital permitiu a criação de um mapa estratégico, feito digitalmente, que se mostrou útil para o objetivo dos stakeholders desse setor acadêmico. Finalmente, considerações sobre o Roadmapping em ambiente digital e sobre o potencial de abordagens contingenciais para customização do método foram expostas.
Artigo:
O método de planejamento estratégico Roadmapping é utilizado mundialmente para que seja possível identificar, explorar e mapear estratégias de uma organização. Sua utilização é extensa e prática, podendo ser aplicado desde o planejamento estratégico de uma microempresa, até a elaboração de um plano governamental. No entanto, alguns casos não são amplamente difundidos na literatura, como no planejamento estratégico de uma universidade, fator que gera desafios para a aplicação do método nesses ambientes. Ademais, apesar da flexibilidade do método, sua aplicação em ambiente digital apresenta desafios especiais. Baseando-se nessas perspectivas, a pesquisa teve como base um estudo de caso com o objetivo de estudar melhores caminhos para a aplicação do Roadmapping digital no planejamento estratégico de um departamento de uma universidade. A aplicação teve o apoio de quatro integrantes de um grupo de pesquisa e o professor orientador do grupo que conduziu o projeto. Assim, a aplicação flexível do Roadmapping digital permitiu a criação de um mapa estratégico, feito digitalmente, que se mostrou útil para o objetivo dos stakeholders desse setor acadêmico. Finalmente, considerações sobre o Roadmapping em ambiente digital e sobre o potencial de abordagens contingenciais para customização do método foram expostas.
Palavras-chave: Roadmapping; SWOT; planejamento estratégico; universidade, métodos e técnicas,
Palavras-chave: Roadmapping; SWOT; planejamento estratégico; universidade, métodos e técnicas,
DOI: 10.5151/cbgdp2021-3116
Referências bibliográficas
- [1] .
Como citar:
Araújo, Carolina Campos Nagem; Barbosa, Gabriel Pereira Soares; Souza, Matheus Luiz Pontelo de; "ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE ROADMAPPING EM AMBIENTE DIGITAL COMO APOIO À FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EM UMA UNIVERSIDADE", p. 778-792 . In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/cbgdp2021-3116
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações