Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SEIS SIGMA EM UM SETOR DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: UM ESTUDO DE CASO

Silva, Henrique Monte Mor ; Calarge, Felipe Araújo ;

Artigo Completo:

A busca por vantagens competitivas cria a necessidade das organizações absorverem técnicas que aumentem a viabilidade técnico econômica de seus processos e produtos para uma maior rentabilidade. Uma abordagem que vem sendo aplicada para redução de variabilidade e custos envolvidos em processos é o Seis Sigma, o qual é suportado por técnicas de gestão da qualidade com enfoque estatístico. Este trabalho buscou analisar a aplicação do Programa Seis Sigma de forma descritiva e detalhada, uma vez que são escassos os trabalhos neste campo de aplicação. A presente pesquisa é, portanto, de natureza aplicada com objetivo exploratório e usou como método o estudo de caso e, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. O estudo de caso foi realizado em um setor da indústria automotiva, onde foi desenvolvido um projeto Seis Sigma que envolveu a substituição da matéria prima usada na fabricação de componentes de limpadores de para-brisas. Por meio da análise dos resultados, verificou-se uma redução de gastos com matéria prima, melhoria de confiabilidade do processo e aumento da satisfação do cliente. Dessa forma, existem evidências de que o Seis Sigma proporciona benefícios consideráveis à organização, entretanto, sua implementação deve ser rigorosamente estruturada.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2014-76

Referências bibliográficas
Como citar:

Silva, Henrique Monte Mor; Calarge, Felipe Araújo; "ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SEIS SIGMA EM UM SETOR DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: UM ESTUDO DE CASO", p. 555-567 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-76

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações