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Análise da configuração espacial de escolas públicas, estudos de casos de ambientes escolares de Maceió, Alagoas

Spatial configuration analysis of public schools, case studies of Maceió, Alagoas schools’ environments

Sarmento, Thaisa Sampaio ; Canuto, Gabriella Lira ;

Artigo completo:

Ao longo da história, a educação e seu ambiente físico principal, a escola, passaram por diversas transformações. O modelo espacial da escola da atualidade é advindo do período da Revolução Industrial, de uma educação em série para seguir o modelo de produção fabril. A configuração espacial da escola influencia o comportamento e o bem-estar dos estudantes, impactando também no rendimento escolar. Um espaço escolar adequado às necessidades dos usuários, pode contribuir para um rendimento escolar mais satisfatório. Este artigo propõe-se a analisar a configuração espacial de escolas públicas em Maceió, Alagoas, a fim de identificar padrões projetuais, de uso e ocupação dos ambientes de aprendizagem e convivência. A metodologia utilizada é baseada em revisão de literatura sobre história dos ambientes de educação, arquitetura escolar e condições de desempenho ambiental e ergonômico para escolas. Os resultados apresentados foram organizados em mapas e tabelas, a fim de compor uma caracterização espacial global, para ambientes escolares da cidade de Maceió, Alagoas.

Artigo completo:

Education and its school environment were under several transformations throughout history. The spatial model of actual school is from Industrial Revolution period, aimed to form people as a manufacturing production model. The spatial configuration of the school influences the behavior and well-being of students, also impacting on their school performance. An appropriate school environment can contribute to a more satisfactory students’ performance. This article aims to analyze the spatial configuration of public schools in Maceió, Alagoas, in order to identify project current patterns, forms of using and occupation of learning and coexistence environments. The methodology used is based on a literature review about education history, school architecture and environmental and ergonomic performance conditions for schools. Presented results were organized in maps and tables, in order to compose a global spatial characterization, for school environments in the city of Maceió, Alagoas.

Palavras-chave: arquitetura escolar, análise espacial, padrões projetuais,

Palavras-chave: school architecture, spatial analysis, design patterns,

DOI: 10.5151/eneac2020-52

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Sarmento, Thaisa Sampaio; Canuto, Gabriella Lira; "Análise da configuração espacial de escolas públicas, estudos de casos de ambientes escolares de Maceió, Alagoas", p. 522-537 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-52

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