Agosto 2019 vol. 1 num. 6 - XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica
Artigo - Open Access.
ANÁLISE DA ESTABILIDADE OXIDATIVA DE MISTURAS BINÁRIAS DE BIODIESEIS OBTIDOS DE ÓLEO DE SOJA E GORDURA DE FRANGO
ANALYSIS OF THE OXIDATIVE STABILITY RESULTING FROM BIODIESEL BLENDS OBTAINED FROM SOYBEAN OIL AND CHICKEN FAT
RIBEIRO, LUCAS ALEXANDRO ; RIBEIRO, KAROLINE PEREIRA ; COSTA, ANE CRISTINA DE MELO ; VIEIRA, ANDRESSA TIRONI ; CRUVINEL, ABEL SILVA ; , ;
Artigo:
O presente trabalho teve como objetivo principal buscar por novas fontes renováveis e econômicas para a produção do biodiesel, através de análise da estabilidade oxidativa de biodieseis de gordura de frango e óleo de soja. A transesterificação foi realizada por rota metílica com catalisador Hidróxido de Sódio, a 60°C. Foram analisadas misturas binárias biodiesel soja/biodiesel frango nas seguintes porcentagens 10%, 20%, 40%, 60%, 80%. Observou-se que houve um decréscimo no seu tempo de indução da estabilidade oxidativa à medida que os teores de biodiesel de frango foram aumentados. As análises também demostraram que as misturas conferiram características semelhantes ao biodiesel obtido dos óleos e gorduras individuais. Sugere-se a adição de antioxidantes para aumentar a estabilidade oxidativa das amostras, destaca-se ainda que a baixa estabilidade à oxidação dos biodieseis é um dos fatores que ainda impedem seu uso de forma pura em substituição ao diesel fóssil.
Artigo:
Palavras-chave: ESTABILIDADE OXIDATIVA. RANCIMAT. TRANSESTERIFICAçAO,
Palavras-chave: OXIDATIVE STABILITY. RANCIMAT. TRANSESTERIFICATION,
DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO13
Referências bibliográficas
Como citar:
RIBEIRO, LUCAS ALEXANDRO; RIBEIRO, KAROLINE PEREIRA; COSTA, ANE CRISTINA DE MELO; VIEIRA, ANDRESSA TIRONI; CRUVINEL, ABEL SILVA; , ; "ANÁLISE DA ESTABILIDADE OXIDATIVA DE MISTURAS BINÁRIAS DE BIODIESEIS OBTIDOS DE ÓLEO DE SOJA E GORDURA DE FRANGO", p. 2492-2498 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO13
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações