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ANÁLISE DAS IDENTIDADES VISUAIS DAS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Rosumek, Gisele Baumgarten ; Sousa, Richard Perassi Luiz de ;

Artigo Completo:

A proposta do presente estudo é analisar a linguagem visual utilizada nas marcas gráficas das primeiras universidades brasileiras: do Rio de Janeiro, do Paraná, da Bahia e de Minas Gerais. Realizou-se um estudo Descritivo, Qualitativo, Documental. Os documentos analisados foram coletados por meio de contato com os departamentos de Comunicação ou Arquivo Histórico das respectivas universidades. Como principais resultados destaca-se que três universidades mantém o mesmo símbolo criado desde sua fundação, em alguns casos passando somente por ajustes técnicos. Três utilizam um brasão ou emblema, seguindo os princípios da Heráldica, enquanto a quarta representa-se por meio de um símbolo pictórico evocando de forma estilizada a silhueta de seu prédio principal, em estilo Neoclássico.

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Palavras-chave: marcas; identidade visual; universidades brasileiras; história do ensino superior.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0393

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Como citar:

Rosumek, Gisele Baumgarten; Sousa, Richard Perassi Luiz de; "ANÁLISE DAS IDENTIDADES VISUAIS DAS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS", p. 4565-4577 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0393

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