Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ANÁLISE DE APLICATIVOS PARA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA EALTERNATIVA A INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

ANALYSIS OF APPLICATIONS FOR EVERYTHING EFFECTIVE COMMUNICATION FOR INDIVIDUALS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDERS

Peres, Fábio Madeira ; Espíndola, Danúbia ; Bärwaldt, Regina ; Machado, Raquel ; Grilo, Thiago ;

Poster:

Este artigo resulta da avaliação de interface de quatro aplicativos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA), direcionadas para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Para tanto, foram pesquisadas interfaces e aplicativos direcionados ao público alvo em questão, para serem utilizadas em espaços educativos formais, não formais e outros. A metodologia parte da adaptação de três questionários: Ergolist, SUMI e EduCatalog. A análise foi realizada por meio de um Checklist, submetido ao julgamento de cinco especialistas em tecnologia da informação. Evidenciaram-se, através da análise das questões, alguns quesitos importantes a serem aperfeiçoados, bem como qualidades desejáveis para a utilização proveitosa das ferramentas.

Poster:

This article results from the assessment of four augmentative communication applications and alternative interface (CAA), directed to people with autism spectrum disorder (ASD). Therefore, interfaces and applications targeted to the target audience in question were surveyed, for usein formal educational settings, formal and others. The methodology of the adaptation of three questionnaires: Ergolist, SUMI and EduCatalog. The analysis was performed by means of a checklist, submitted to the judgment of five experts in information technology. They showed up, through the analysis of the issues, some important questions to be improved and desirable qualities for the profitable use of tools.

Palavras-chave: Comunicação Aumentativa e Alternativa, Tecnologias Assistivas, Interface Humano Computador,

Palavras-chave: Augmentative and Alternative Communication, Assistive Technologies, Human Computer Interface,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0188

Referências bibliográficas
  • [1] Bergeson, T. Los aspectos pedagógicos de lós transtornos del espectro autista. Espanha: [s.n.], 2003.
  • [2] BERSCH, R & SCHIRMER, C. Tecnologia Assistiva no processo educacional. In: BRASIL. Ministério da Educação. Ensaios Pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: MEC/SEESP, 2005.
  • [3] BONOTTO, R. C. & KIRST, N. O que é autismo e como reconhecê-lo. Volume 6. Cadernos Pandorga de Autismo – Volume 6. São Leopoldo: Oikos, 2014.
  • [4] CYBIS, W. Ergonomia e usabilidade: conhecimento, métodos e aplicação. Walter Cybis, Adriana Holtz Betiol, Richard Faust. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
  • [5] GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 199
  • [6] HENRIQUE, S. M. EduCatalog 4re: um catálogo de requisitos para auxiliar o desenvolvimento de softwares educacionais. 201 Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 201
  • [7] LABIUTIL. Critérios Ergonômicos. Disponível em . Acesso em: 14 de Mar de 201
  • [8] KIRST, N. Autismo: organização, sequenciamento e priorização; comportamentos complicados; comunicação e interação. Cadernos Pandorga de Autismo – Volume São Leopoldo: Oikos, 2015.
  • [9] NIELSEN, J. Usability engineering. San Francisco: Morgan Kaufman. 1994.
Como citar:

Peres, Fábio Madeira; Espíndola, Danúbia; Bärwaldt, Regina; Machado, Raquel; Grilo, Thiago; "ANÁLISE DE APLICATIVOS PARA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA EALTERNATIVA A INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA", p. 1837-1842 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0188

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações