Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção
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ANÁLISE DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS ATUANTES NO SETOR DE SERVIÇOS DO SERTÃO CENTRAL: UMA ANÁLISE MULTICASO NA CIDADE DE SALGUEIRO-PE
ANÁLISE DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS ATUANTES NO SETOR DE SERVIÇOS DO SERTÃO CENTRAL: UMA ANÁLISE MULTICASO NA CIDADE DE SALGUEIRO-PE
Carvalho, Emanuela de Fátima ; Souza, Éverton Crístian Rodrigues de ; Santos, Rafaela Torres Dos ; Patriota, Lívia Jordana Gois e Silva ; Carmo, Maria Fernanda Angelo do ;
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O setor de serviços nos últimos tempos tem crescido de forma considerável e ampliado sua importância no contexto econômico nacional. No entanto, foi classificado como um setor de baixa produtividade (IPEA, 2015). Considerando o argumento de Luz (2001), em que o clima organizacional constitui um elemento capaz de influenciar na satisfação, motivação e produtividade dos colaboradores de uma empresa, essa pesquisa teve como objetivo analisar o clima organizacional de três empresas atuantes no setor de serviços do sertão central. De cunho descritivo e abordagem qualitativa, três organizações constituíram o ambiente de pesquisa, duas empresas que prestam serviços de contabilidade e uma agência bancária. O método escolhido para a obtenção de dados foi o levantamento, realizado pela aplicação de um questionário desenvolvido por Bispo (2006), o qual pode ser considerado um modelo inovador de pesquisa de clima organizacional, aplicável em empresas de qualquer ramo de atuação, tanto públicas quanto privadas. Verificou-se a satisfação dos colaboradores a respeito de aspectos internos e externos ao ambiente organizacional e identificados os elementos causadores de insatisfação entre os indivíduos incluídos na amostra. Foram poucos os aspectos internos e externos ao ambiente organizacional causadores de insatisfação entre os colaboradores das empresas analisadas. O único elemento interno que se apresentou como promotor de insatisfação entre os colaboradores foi o aspecto assistência aos funcionários. Quanto aos elementos externos indicaram: time de futebol, política e economia e segurança pública.
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O setor de serviços nos últimos tempos tem crescido de forma considerável e ampliado sua importância no contexto econômico nacional. No entanto, foi classificado como um setor de baixa produtividade (IPEA, 2015). Considerando o argumento de Luz (2001), em que o clima organizacional constitui um elemento capaz de influenciar na satisfação, motivação e produtividade dos colaboradores de uma empresa, essa pesquisa teve como objetivo analisar o clima organizacional de três empresas atuantes no setor de serviços do sertão central. De cunho descritivo e abordagem qualitativa, três organizações constituíram o ambiente de pesquisa, duas empresas que prestam serviços de contabilidade e uma agência bancária. O método escolhido para a obtenção de dados foi o levantamento, realizado pela aplicação de um questionário desenvolvido por Bispo (2006), o qual pode ser considerado um modelo inovador de pesquisa de clima organizacional, aplicável em empresas de qualquer ramo de atuação, tanto públicas quanto privadas. Verificou-se a satisfação dos colaboradores a respeito de aspectos internos e externos ao ambiente organizacional e identificados os elementos causadores de insatisfação entre os indivíduos incluídos na amostra. Foram poucos os aspectos internos e externos ao ambiente organizacional causadores de insatisfação entre os colaboradores das empresas analisadas. O único elemento interno que se apresentou como promotor de insatisfação entre os colaboradores foi o aspecto assistência aos funcionários. Quanto aos elementos externos indicaram: time de futebol, política e economia e segurança pública.
Palavras-chave: Clima Organizacional. Serviços. Produtividade,
Palavras-chave: Clima Organizacional. Serviços. Produtividade,
DOI: 10.5151/viisimep-315602
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Como citar:
Carvalho, Emanuela de Fátima; Souza, Éverton Crístian Rodrigues de; Santos, Rafaela Torres Dos; Patriota, Lívia Jordana Gois e Silva; Carmo, Maria Fernanda Angelo do; "ANÁLISE DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS ATUANTES NO
SETOR DE SERVIÇOS DO SERTÃO CENTRAL: UMA ANÁLISE MULTICASO NA
CIDADE DE SALGUEIRO-PE", p. 910-925 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção .
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/viisimep-315602
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