Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS SOBRE O TEMA “ÁGUA” APLICADAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO DE UBERLÂNDIA- MINAS GERAIS

Pacheco, Ingrid da Silva ; Medeiros, Maraína Souza ; Girotto, Layla Giovanna ; Padilha, Edyane Tássia ; Oliveira, Felipe Eduardo Sousa ; Canobre, Sheila Cristina ; Amaral, Fábio Augusto do ;

Artigo Completo:

Com o intuito de promover a conscientização de discentes do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo, em relação aos recursos hídricos, o presente estudo buscou realizar e avaliar ações de Educação Ambiental (EA) com as turmas de 5º e 9º anos. As aulas foram ministradas por graduandos de Engenharia Ambiental da UFU (educadores ambientais), sendo utilizadas estratégias pedagógicas motivadoras e adaptadas conforme a idade escolar do público alvo. Como resultados destaca-se a agregação de novos conhecimentos relacionados à crise hídrica, melhor conscientização de atitudes que visam economia da água e maior participação pelos alunos do 5º ano. No entanto, destacam-se as dificuldades de diferenciação dos termos “poluição” e “contaminação” pelos alunos de ambas as turmas, necessitando de uma nova abordagem em atividades futuras. Ademais, destaca-se que a estratégia com maior grau de satisfação por ambas às turmas foi o vídeo educativo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Estratégias pedagógicas, Recursos hídricos, Análise de satisfação,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-107

Referências bibliográficas
  • [1] FERREIRA, M. V. M. Avaliação de projetos de educação ambiental na lagoa da Pampulha (MG). Revbea, v. 10, n. 01, p. 164-179, 2015.
  • [2] FREITAS, N. T. A.; MARIN, F. A. D. G. Educação ambiental e água: concepções e práticas educativas em escolas municipais. Nuances: estudos sobre Educação, v. 26, número especial 1, p. 234-253, 2015.
  • [3] MASSABNI, V. G. et al. Sustentabilidade na educação infantil: ciclo, aproveitamento e uso consciente da água. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 04, n. 01, p. 47- 57, 2015.
  • [4] WESENDONK, F. S.; PRADO, L. Atividade didática baseada em experimento: discutindo a implementação de uma proposta investigativa para o ensino de física. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 01, p. 54-80, 2015.
Como citar:

Pacheco, Ingrid da Silva; Medeiros, Maraína Souza; Girotto, Layla Giovanna; Padilha, Edyane Tássia; Oliveira, Felipe Eduardo Sousa; Canobre, Sheila Cristina; Amaral, Fábio Augusto do; "ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS SOBRE O TEMA “ÁGUA” APLICADAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO DE UBERLÂNDIA- MINAS GERAIS", p. 1064-1074 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-107

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações