CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise de ilustrações de livros didáticos de ensino de Libras através da apresentação de um quadro analítico

Analysis of illustrations of Libras teaching textbooks through the presentation of an analytical framework

Cabral, Leonardo Rodrigues ; Miranda, Eva Rolim ; Coutinho, Solange ;

CIDI:

Este trabalho apresenta um estudo, que faz parte de uma tese que busca refletir em torno da inserção de teorias e práticas do Design da Informação na produção de materiais didáticos por docentes formados em Licenciatura em Letras Libras. Para os autores, o presente artigo é o ponto de partida da investigação proposta na tese. Através de uma análise da linguagem gráfica presente nesses materiais didáticos existentes, que são comumente utilizados pelos docentes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), é que poderemos constatar possíveis apontamentos e diretrizes mais eficientes para produção de um material didático específico para o ensino da língua. Portanto, neste artigo foram selecionados quatro livros de ensino de Libras para realizar uma avaliação de como a execução dos sinais da língua estavam sendo apresentados nessas obras. Como resultado final tivemos a produção de um quadro analítico onde identificamos parâmetros relativos à representação e análise de como a linguagem gráfica estava sendo apresentada nos livros, e quais estratégias visuais foram mais eficientes.

CIDI:

This work presents a study that is part of a thesis that seeks to reflect on the insertion of theories and practices of Information Design in the production of didactic materials by teachers trained in Licentiate in Brazilian Signs Languages. For the authors, this article is the starting point of the investigation proposed in the thesis. Through an analysis of the graphic language present in these existing didactic materials, which are commonly used by Libras (Brazilian Sign Language) teachers, we will be able to verify possible notes and more efficient guidelines for the production of specific didactic material for language teaching. Therefore, in this article, four Libras teaching books were selected to carry out an evaluation of how the execution of the signs of the language were being presented in these works. As a result, we had the production of an analytical framework where we identified parameters related to the representation and analysis of how the graphic language was being presented in the books, and which visual strategies were more efficient.

Palavras-chave: ilustração, língua de sinais, quadro analítico, livro didático, design da informação,

Palavras-chave: illustration, sign language, analytical framework, textbook, information design,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-104_651501

Referências bibliográficas
  • [1] Andrade, R. C. & Spinillo, C. G. (2019). Estratégias de explicações visuais em infográficos de saúde. Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019. São Paulo: Blucher, 2019, 426-440.
  • [2] Aragão, I. R. & Wanderley, R. (2007). Representação de ação: uma evolução das mídias estáticas para dinâmicas. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom. São Paulo: Intercom. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1594-1.pdf>. Acesso em 13 mar. 2022
  • [3] Baldessar, M. J., Jesus, L. & Andrade, T. M. (2014). A produção de videoaulas na Língua Brasileira de Sinais: a linguagem do telejornalismo e do design a serviço da educação a distância em Libras. In R. M. Quadros (Org). Letras LIBRAS: ontem, hoje e amanhã. Florianópolis: Ed. da UFSC, 113-128.
  • [4] Brasil (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Congresso Nacional, [1996]. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l939htm>. Acesso em: 13 mar. 2022.
  • [5] Brasil (2002). Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional, [2002]. Disponível em:. Acesso em: 13 mar. 2022.
  • [6] Brasil (2021). Lei 14.191/2021, de 03 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília: Congresso Nacional, [2021]. Disponível em:. Acesso em: 13 mar. 2022.
  • [7] Capovilla, F. C., Raphael, W. D. & Mauricio, A. C. L. (2009). Novo Deit-Libras: dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira baseado em linguística e neurociências cognitivas. [S.l: s.n.].
  • [8] Danesi, M. C. & Lavra-Pinto, B. (2007). A construção da identidade pelo sujeito surdo. In M. C. Danesi (Org.). O admirável mundo dos surdos: novos olhares do fonoaudiólogo sobre a surdez. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 173-184.
  • [9] Ferreira-Brito, L. (1990). Uma abordagem fonológica dos sinais da LSCB. Espaço: Informativo Técnico-Científico do INES, Rio de Janeiro.
  • [10] Moura, M. C. (2000). O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter.
  • [11] Papanek, V. (1971). Design for the real world: human ecology and social change. New York: Pantheon Book.
  • [12] Perlin, G. T. T. (1998). Identidade Surda. In Skliar, C. (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação.
  • [13] Rée, J. (1999). I see a voice. New York: Metropolitan Books.
  • [14] Santana, A. P. & Bergamo, A. (2005). Cultura e identidade surda: encruzilhadas de lutas sociais. Educação e Sociedade. Campinas, (26)9, 565-582.
  • [15] Twyman, M. L. (1979). A schema for the study of graphic language. In Paul A. Kolers, Merald E. Wrolstad & Herman Bouma (Eds.). Processing of visible language. Nova York & Londres: Plenum Press, v.1, 117-150.
  • [16] Ulbricht, V. R. & Fadel, L. (2017). Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher.
  • [17] Wanderley, R. (2006). Uma abordagem para a representação gráfica de ‘ações dinâmicas’. [Dissertação de mestrado não publicada]. Programa de Pós-graduação em Design da UFPE. Recife: UFPE.
Como citar:

Cabral, Leonardo Rodrigues; Miranda, Eva Rolim; Coutinho, Solange; "Análise de ilustrações de livros didáticos de ensino de Libras através da apresentação de um quadro analítico", p. 1580-1594 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-104_651501

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações