Novembro 2019 vol. 6 num. 4 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo completo - Open Access.
Análise de mecânicas de jogos e tendências gráficas na representação de jogos de procedimentos médicos, visando o estímulo e motivação para o aprendizado
Analysis of game mechanics and graphical trends in the representation of games of medical procedures, aiming at the stimulus and motivation for learning
Munhoz, Daniella Rosito Michelena ; Mazza, Larissa Ugaya ; Taguchi, Marcelo Satoshi ; Spinillo, Carla Galvão ; Fadel, Luciane ; Oliveira, Ana Emília Figueiredo de ; Haddad, Ana Estela ; Rabêlo Júnior, Dilson José Lins ; Rodrigues, Alan Palomero Machado Goes ;
Artigo completo:
Diante do potencial de utilizar sistemas de jogo no ensino, tem início um projeto para o desenvolvimento de um jogo sério de simulação de casos clínicos em uma parceria entre a UFPR, UNA-SUS/UFMA e USP. A primeira fase deste projeto consiste na análise de jogos que lidam com procedimento médicos. Para essa análise foi elaborado um modelo baseado no protocolo de Munhoz (2018) para jogos cooperativos e adaptado para jogos de saúde. A amostra foi coletada por conveniência por 3 fontes diferente (sites de jogos online, plataformas de compra de jogos e sites de recomendação de jogo) e totalizou em 10 jogos, todos com o tema medicina, sendo, 8 para entretenimento e 2 para aprendizagem. Os resultados mostraram características dos jogos encontrados no mercado no sentido de abrir possibilidades para desenvolver sistemas de jogos a partir das lacunas observadas.
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Faced with the potential of using gaming systems in education, a project for the development of a serious simulation game of clinical cases in a partnership between UFPR, UNA-SUS / UFMA and USP is beginning. The first phase of this project consists of analyzing games that deal with medical procedure. For this analysis, a model based on the Munhoz protocol (2018) was developed for cooperative games and adapted for health games. The sample was collected for convenience by 3 different sources (online gaming sites, gaming platforms and game recommendation sites) and totaled 10 games, all with the theme medicine, 8 for entertainment and 2 for learning. The results showed that characteristics of the games found on the market opening the possibility of developing game systems from the gaps observed.
Palavras-chave: design de jogos, jogos para a saúde, jogos para a educação, jogos sérios,
Palavras-chave: game design, games for health, games for education, serious games,
DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0177
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Como citar:
Munhoz, Daniella Rosito Michelena; Mazza, Larissa Ugaya; Taguchi, Marcelo Satoshi; Spinillo, Carla Galvão; Fadel, Luciane; Oliveira, Ana Emília Figueiredo de; Haddad, Ana Estela; Rabêlo Júnior, Dilson José Lins; Rodrigues, Alan Palomero Machado Goes; "Análise de mecânicas de jogos e tendências gráficas na representação de jogos de procedimentos médicos, visando o estímulo e motivação para o aprendizado", p. 907-916 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0177
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