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ANÁLISE DE REQUISITOS ERGONÔMICOS EM SALA DE AULA PARA ALUNOS NON-TRADITIONAL SOB A ÓTICA DO DESIGN DE INTERIORES

ANÁLISE DE REQUISITOS ERGONÔMICOS EM SALA DE AULA PARA ALUNOS NON-TRADITIONAL SOB A ÓTICA DO DESIGN DE INTERIORES

MARTINHO, Mirian de Sousa Melo ; RANGEL, Márcia Moreira ; LEITE, Aline Gouvêa ;

ARTIGO COMPLETO:

Esse trabalho se enquadra no âmbito do Ergodesign e decorre de um recorte de pesquisa desenvolvida no TCC de Design de Interiores, cujo olhar se volta para um grupo específico de usuários, os estudantes non-traditional. Esse artigo tem como objetivo apresentar dados sobre as condições de conforto lumínico, conforto térmico e conforto acústico de uma sala de aula. Para a verificação de cada tipo foram usadas técnicas específicas, tais como método empírico de estudo luminotécnico, a Carta Solar e um estudo de reverberação acústica. Os dados demonstram a inadequação da sala no que tange ao conforto ambiental verificado.

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"This paper falls within the scope of Ergodesign and stems from a section of research carried out as part of the Final Project in Interior Design, which focuses on a specific group of users, non-traditional students. The objective of this article is to present data on the lighting comfort, thermal comfort and acoustic comfort of a classroom. To verify each type, specific techniques were used, such as an empirical method of luminotechnical study, the Solar Chart and an acoustic reverberation study. The data shows that the classroom is inadequate in terms of environmental comfort."

Palavras-chave: Design de interiores; ergonomia; sala de aula,

Palavras-chave: Interior design; ergonomics; classroom,

DOI: 10.5151/eneac2024-823075

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Como citar:

MARTINHO, Mirian de Sousa Melo; RANGEL, Márcia Moreira; LEITE, Aline Gouvêa; "ANÁLISE DE REQUISITOS ERGONÔMICOS EM SALA DE AULA PARA ALUNOS NON-TRADITIONAL SOB A ÓTICA DO DESIGN DE INTERIORES", p. 1074-1085 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-823075

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