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ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DO DESENHO DE RODA NO COEFICIENTE DE ARRASTO

Maruyama, Flavio ; Magazoni, Felipe ; Buscariolo, Filipe Fabian ; Passos, Julio Cesar Lelis ; Volpe, Leonardo D. ;

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Ano após anos, os fabricantes de automotores vem perseguindo cada vez mais a economia de combustível, ambos por pressões políticas e demanda da sociedade, o que leva as companhias a desenvolver novas soluções e tecnologias para melhorar a eficiência energética dos seus veículos.Com advento dos softwares de CFD, é possível estudar propostas de redução do arrasto aerodinâmico, o que contribui para economia de combustívelNeste contexto, baseado em um modelo virtual de um sedan pequeno, correlacionado com teste em túnel de vento, foi montando 3 propostas de roda com raios em ângulo para verificar a influencia no coeficiente de arrasto.Considerando que as rodas contribuem com 25% do total do arrasto de um veículo, este trabalho tem como objetivo apresentar a sensibilidade no coeficiente de arrasto com a mudança dos raios da roda para um sedan de pequeno porte. Os resultados encontrados apresentaram um decréscimo no desempenho aerodinâmico, contudo quando há o incremento do número de raios, observa-se um incremento no desempenho aerodinâmico devido ao fechamento da área aberta da roda.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP165

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Como citar:

Maruyama, Flavio; Magazoni, Felipe; Buscariolo, Filipe Fabian; Passos, Julio Cesar Lelis; Volpe, Leonardo D.; "ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DO DESENHO DE RODA NO COEFICIENTE DE ARRASTO", p. 292-302 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP165

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