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ANÁLISE DE SISTEMAS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS

ANALYSIS OF GAMIFICATED LEARNING SYSTEMS

Bissolotti, Katielen ; Pereira, Alice Theresinha Cybis ; , ;

Artigo Completo:

O sucesso que os games fazem em todas as faixas etárias é inegável e grande parte deste sucesso só pode ser explicado analisando certos aspectos relacionados com sua habilidade de manter o jogador o maior tempo possível interessado. Tratar dessas questões no mundo voltado a aprendizagem pode transformar a experiência do usuário. Este artigo apresenta alguns sistemas de aprendizagem gamificados que utilizam tais técnicas e assim se beneficiaram de um processo de gamificação. Neles serão analisados os elementos dos games identificados e, ao combinar várias definições dos elementos de game, é possível mapear como a dinâmica corresponde às várias teorias de aprendizagem. A ideia é perceber que apesar de o tema ser novo, diferentes ambientes já incorporaram técnicas de gamificação para melhorar o engajamento e a motivação dos usuários. Como resultado, foi possível identificar os elementos incorporados em cada um dos sistemas e como eles trabalham no processo de aprendizagem.

Artigo Completo:

The success that games make in all age groups is undeniable and much of this success can only be explained by analyzing certain aspects related to their ability to keep the player as long as possible interested. Addressing these issues in the learning world can transform the user experience. This article presents some gamification learning systems that use such techniques and thus benefited from a gamification process. In them will be analyzed the elements of the games identified and, when combining various definitions of game elements, it is possible to map how the dynamics corresponds to the various theories of learning. The idea is to realize that although the theme is new, different environments have already incorporated gamification techniques to improve users' engagement and motivation. As a result, it was possible to identify the elements incorporated in each of the systems and how they work in the learning process.

Palavras-chave: elementos dos games, sistemas, análise,

Palavras-chave: elements of games, systems, analysis,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0052

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Como citar:

Bissolotti, Katielen; Pereira, Alice Theresinha Cybis; , ; "ANÁLISE DE SISTEMAS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS", p. 521-534 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0052

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