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Análise do ambiente sociocultural das escolas públicas de Maceió, Alagoas

Social and cultural climate analysis at public schools of Maceió, Alagoas

Sarmento, Thaisa Sampaio ; Soares, Wemilly Silva ; Santos, Maria Amanda A. dos ; Silva, Heloise Hellen Nascimento ;

Artigo completo:

A escola é o principal lugar formador de cidadãos, no qual os estudantes são preparados para enfrentar o mundo do trabalho. A preparação dos jovens envolve tanto o desenvolvimento de conhecimentos, como aprender a se relacionar com os pares e professores. Este artigo apresenta uma análise do ambiente social e cultural de seis escolas estaduais localizadas em Maceió, Alagoas, utilizando dados do Projeto PIBIC/UFAL 2019 – 2020 - Análise de Ambientes Educacionais de Escolas Públicas de Alagoas - Considerações sobre aspectos sociais, culturais e ambientais. As coletas foram realizadas entre novembro e dezembro de 2019, e participaram 124 estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas. Os resultados apresentados caracterizam o perfil social e cultural desse grupo de jovens em processo de formação, e descrevem como se relacionam com os pares e com o ambiente da escola. As considerações finais apontam para medidas que devem ser consideradas para intervenção física e de gestão do ambiente da escola, para que sejam ambientes mais agradáveis, tecnológicos e acolhedores, visando uma educação com recursos digitais, no contexto do século XXI.

Artigo completo:

The school is the main place of citizens elaboration, in which students can develop knowledge, learning how to be in a social relation with peers and teachers, and to get a preparation to face the world of work. This article presents an analysis of social and cultural ambience of six public schools located in Maceió, Alagoas. The using data are from PIBIC/UFAL Project 2019 - 2020 - Análise de Ambientes Educacionais de Escolas Públicas de Alagoas - Considerações sobre aspectos sociais, culturais e ambientais. The data collections were done between November and December 2019, and 124 students from public schools participated as volunteers. Presented results characterized the social and cultural of youngers students’ profile, in educational process, how they related to peers and the school environment. Final considerations pointed to recommendations for physical and management interventions at school environments, in order that they could be more pleasant, technological and welcoming environments, aiming achieve digital resources education context, in the context of 21st century.

Palavras-chave: Ambiente escolar, educação pública, percepção ambiental,

Palavras-chave: School environment, public education, environment perception,

DOI: 10.5151/eneac2020-93

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Sarmento, Thaisa Sampaio; Soares, Wemilly Silva; Santos, Maria Amanda A. dos; Silva, Heloise Hellen Nascimento; "Análise do ambiente sociocultural das escolas públicas de Maceió, Alagoas", p. 1143-1157 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-93

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