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ANÁLISE DO IMPACTO DO COVID-19 EM ADEQUAÇÕES CONSTRUTIVAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MACEIÓ-AL, UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA

ANALYSIS OF COVID-19 IMPACT AT PUBLIC SCHOOLS ADEQUACY IN MACEIÓ-AL, AN ERGONOMIC APPROACH

Canuto, Gabriella L. ; Sarmento, Thaisa S. ;

Artigo:

Com o cenário mundial pandêmico do Covid-19 (Sars-Cov-2) foi lançado o Decreto nº 8.846 como medida emergencial o isolamento social, entre elas o fechamento das escolas. Em 2020, a Secretária Municipal de Educação (SEMED) começou o planejamento de adequação da estrutura física das escolas da rede pública visando a prevenção do Covid-19. A fim de analisar esse cenário, o artigo desenvolvido estuda como se desenvolveram as adequações, com o objetivo de analisar as adequações, caracterizar as duas escolas e propor diretrizes projetuais. A metodologia utilizada foi a Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído (MEAC) desenvolvida por Villarouco (2009).

Artigo:

With the worldwide Covid-19 (Sars-Cov-2) pandemic scenario, the Decree No. 8.846 was issued as an emergency measure for social isolation, including school closures. In 2020, the Municipal Secretary of Education (SEMED) started planning the adaptation of the physical structure of the public schools aiming at preventing Covid-19. In order to analyze this scenario, the developed article studies how the adjustments were developed, aiming to analyze the adjustments, characterize the two schools, and propose design guidelines. The methodology used was the Ergonomic Methodology for the Built Environment (MEAC) developed by Villarouco (2009).

Palavras-chave: Covid-19; Escolas municipais; Adequações arquitetônicas.,

Palavras-chave: Covid-19; Municipal schools; Architectural adjustments,

DOI: 10.5151/eneac2022-069

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Como citar:

Canuto, Gabriella L.; Sarmento, Thaisa S.; "ANÁLISE DO IMPACTO DO COVID-19 EM ADEQUAÇÕES CONSTRUTIVAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MACEIÓ-AL, UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA", p. 1073-1093 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-069

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