Agosto 2019 vol. 1 num. 6 - XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica
Artigo - Open Access.
ANÁLISE DO METABOLISMO DE XILOSE POR UMA NOVA ESPÉCIE DO GÊNERO WICKERHAMOMYCES SUBMETIDA A DIFERENTES CONDIÇÕES DE CULTIVO
ANALYSIS OF XYLOSE METABOLISM BY A NEW SPECIES OF THE GENUS WICKERHAMOMYCES UNDER DIFFERENT CULTURE CONDITIONS
LUCARONI, ANA CAROLINA ; JR., SÉRGIO LUIZ ALVES ; GIEHL, ANDERSON ; DEOTI, LETíCIA ; TADIOTO, VIVIANI ; , ;
Artigo:
A biomassa lignocelulósica é um recurso abundante e de baixo custo, que pode ser empregado na produção de etanol de segunda geração (etanol 2G). Todavia, existem desafios a serem superados para que a fabricação de etanol 2G seja economicamente viável, como a busca por microrganismos capazes de tolerar inibidores provenientes do pré-tratamento da biomassa e de metabolizar a xilose, açúcar abundante em resíduos lignocelulósicos, uma vez que as leveduras industriais atualmente empregadas na primeira geração do combustível não conseguem fazê-lo. Isto posto, o presente trabalho analisou o potencial de uma levedura selvagem, UFFS-CE-3.1.2, pertencente a uma nova espécie do gênero Wickerhamomyces. A linhagem foi submetida a experimentos de fermentação em batelada e de avaliação do grau de tolerância a três inibidores comuns (ácido acético, ácido fórmico e furfural). Também foram quantificados o consumo de açúcares, glicose e xilose, e a produção de etanol. A cepa UFFS-CE-3.1.2 demonstrou-se capaz de tolerar altas concentrações de inibidores, porém fermentou a xilose com baixa eficiência quando comparado à glicose. De todo modo, sua capacidade de gerar biomassa a partir da referida pentose demonstra potencial de metabolização do carboidrato, podendo fornecer genes para serem heterologamente expressos nas leveduras industriais já selecionadas para as usinas de primeira geração, e com isso contribuir para a otimização da produção do etanol 2G.
Artigo:
Palavras-chave: LEVEDURA, FERMENTAçãO, ETANOL 2G,
Palavras-chave: YEAST, FERMENTATION, 2G ETHANOL,
DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT22
Referências bibliográficas
Como citar:
LUCARONI, ANA CAROLINA; JR., SÉRGIO LUIZ ALVES; GIEHL, ANDERSON; DEOTI, LETíCIA; TADIOTO, VIVIANI; , ; "ANÁLISE DO METABOLISMO DE XILOSE POR UMA NOVA ESPÉCIE DO GÊNERO WICKERHAMOMYCES SUBMETIDA A DIFERENTES CONDIÇÕES DE CULTIVO", p. 287-293 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/cobecic2019-EAT22
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações