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ANÁLISE DO ÍNDICE DE CAMINHABILIDADE: ESTUDO DE CASO NO BAIRRO DO BENEDITO BENTES, EM MACEIÓ-AL.

ANÁLISE DO ÍNDICE DE CAMINHABILIDADE: ESTUDO DE CASO NO BAIRRO DO BENEDITO BENTES, EM MACEIÓ-AL.

LUIZ, Kauan Henrique Silva ; SANTOS, Larissa Gabrielle Falcão dos ; SILVA, Luís Henrique Oliveira ; SOUZA, Mateus Vilela de ; TIBÚRCIO, Isabela Cristina da S. Passos ;

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"Diversos aspectos devem ser considerados no planejamento urbano. Nas cidades brasileiras, de maneira geral, os carros tem sido priorizados em detrimento dos pedestres, ocasionando em ruas sem acessibilidade e baixo nível de caminhabilidade. A análise do nível de caminhabilidade do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento abrange seis critérios principais: calçada, mobilidade, segurança viária, segurança pública, atratividade e ambiente. Com base nestes critérios, a presente pesquisa analisou um trecho urbano no bairro do Benedito Bentes na cidade de Maceió, capital de Alagoas. A avaliação mostrou que apesar de possuir calçadas pavimentadas com pouca obstrução e presença de lixo, a ausência de fachadas visualmente permeáveis, de locais de sombra ou abrigo e pontos de ônibus com parte de suas estruturas faltando ainda são um entrave para a acessibilidade e a segurança dos pedestres no local."

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"Several aspects must be considered in urban planning. In Brazilian cities, in general, cars have been prioritized to the detriment of pedestrians, resulting in streets without accessibility and a low level of walkability. The Transport and Development Policy Institute's walkability analysis covers six main criteria: sidewalk, mobility, road safety, public safety, attractiveness and environment. Based on these criteria, this research analyzed an urban section in the Benedito Bentes neighborhood in the city of Maceió, capital of Alagoas. The assessment showed that despite having paved sidewalks with little obstruction and the absence of trash, the absence of visually permeable facades, places of shade or shelter and bus stops with part of their structures missing are still an obstacle to accessibility and safety. of pedestrians in the area."

Palavras-chave: segurança viária; segurança pública; atratividade; ambiente urbano,

Palavras-chave: road safety; public security; attractiveness; urban environment,

DOI: 10.5151/eneac2024-831715

Referências bibliográficas
  • [1] "ANDRÉ, Franklin; SILVA, Gilcileide. Mobilidade Urbana No Contexto Da Expansão Territorial Do Bairro Benedito Bentes, Em Maceió/Alagoas. Revista Tocantinense de Geografia. 2023. 12. 100-113.
  • [2] GHIDINI, R. A caminhabilidade: medida urbana sustentável. Revista dos Transportes Públicos, ANTP. Brasil, 1o quadrimestre. 2011. Disponível em:
  • [3] EDCB933E19C4.pdf>. Acesso em 18 mar. 2024.
  • [4] AMÂNCIO, M. A.; SANCHES, S. P. As características do espaço urbano e as viagens a pé. 200 Anais da I Conferência Latino-Americana de construção sustentável e X Encontro nacional de
  • [5] tecnologia do ambiente construído, São Paulo. Disponível em: . Acesso em 18 mar. 2024.
  • [6] ITDP Brasil. Índice de Caminhabilidade versão 2.0. 2019. Disponível em: . Acesso em 18 mar.2024."
Como citar:

LUIZ, Kauan Henrique Silva; SANTOS, Larissa Gabrielle Falcão dos; SILVA, Luís Henrique Oliveira; SOUZA, Mateus Vilela de; TIBÚRCIO, Isabela Cristina da S. Passos; "ANÁLISE DO ÍNDICE DE CAMINHABILIDADE: ESTUDO DE CASO NO BAIRRO DO BENEDITO BENTES, EM MACEIÓ-AL.", p. 860-871 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831715

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